Cidades

Novo Hamburgo terá drive-thru de 12 horas para aplicação de segunda dose da AstraZeneca

Sistema funcionará nesta quinta-feira, 8h30 às 20h30, nos pavilhões da Fenac, com entrada pelo acesso da Avenida Nações Unidas

Foto : Zé Renato Oliveira/PMNH/CP

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo se prepara para realizar um drive-thru de 12 horas ininterruptas de segunda dose da AstraZeneca nesta quinta-feira. A aplicação da imunização será das 8h30 às 20h30, nos pavilhões da Fenac, com entrada pelo acesso da Avenida Nações Unidas. Segundo a prefeita Fátima Daudt, a mobilização da administração municipal para a imunização da população hamburguense, com o envolvimento de todas as secretarias na disponibilização de recursos humanos para a vacinação é que tornará esta ação possível.

“Já são mais de 18 meses sem descanso. Primeiro com os atendimentos, muitos deles dramáticos, e agora acumulando ainda o trabalho da vacinação. Por isso, em respeito a estes profissionais da saúde e também às vítimas da covid, pedimos que as pessoas não deixem de se cuidar mesmo tendo sido vacinadas, evitando aglomerações, usando máscara e lavando as mãos com frequência”, pede a prefeita.

O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, lembra da estratégia de vacinação em Novo Hamburgo, com drive-thrus diários na Fenac e ainda os agendamentos em todas as unidades de saúde. “Pedimos que as pessoas cumpram os agendamentos, comparecendo no local e horário marcados. Estamos avançando rápido na imunização”, destaca.
Podem receber a segunda dose na quinta-feira às pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 30 de abril.

É necessário apresentar a seguinte documentação: comprovante da primeira dose, documento com foto, Cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência, caso o comprovante esteja em nome de outra pessoa, deve ser apresentada declaração registrada em cartório que a pessoa a ser vacinada reside naquele local.

Ainda na quinta-feira, é a vez de acadêmicos e universitários da área da saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio e/ou cursando disciplina(s) com atividades prática de atendimento em hospitais, na atenção básica, em clínicas e laboratórios que residem no Município ou realizam o estágio/prática em Novo Hamburgo. eceberem a segunda dose da vacina contra a Covid-19, aqueles que foram vacinados em 17 de abril.

Importante levar documento com foto e comprovante da primeira dose. Caso tenha perdido o comprovante, é preciso levar toda a documentação exigida em abril, quando fizeram a primeira. Só serão vacinados acadêmicos e estudantes com 18 anos ou mais. Quem testou positivo para a Covid-19 só pode ser vacinado após 30 dias do diagnóstico e quem estiver com sintomas gripais também deve esperar para receber o imunizante.