Novo Hamburgo usará novo lote de vacina contra Covid-19 para imunizar profissionais de saúde

Novo Hamburgo usará novo lote de vacina contra Covid-19 para imunizar profissionais de saúde

Município recebeu 2.660 doses da Oxford/AstraZeneca nesta terça-feira

Stephany Sander

Município recebeu 2.660 doses da Oxford/AstraZeneca nesta terça-feira

publicidade

A cidade de Novo Hamburgo recebeu mais um lote de vacinas contra a Covi-19 na tarde desta terça-feira. Um total de 2.660 doses do imunizante contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca produzidas no Laboratório Serum da Índia foram distribuídas pelo governo do Estado. Com este lote, que se juntam às duas remessas da vacina CoronaVac recebidas anteriormente, o município soma 5.616 doses de imunizantes.

Seguindo orientação de nota técnica da Secretaria Estadual da Saúde, este lote de vacina da Oxford/AstraZeneca terá como público-alvo prioritariamente profissionais de saúde da rede pública de Novo Hamburgo. Após a imunização deste grupo, serão vacinados trabalhadores de saúde da rede privada que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), e, posteriormente, os profissionais da rede privada de saúde. 

As 2.660 novas doses servirão para vacinar mais 2.660 pessoas e serão aplicadas pelas equipes móveis, coordenadas pela Vigilância em Saúde, que se deslocam até as unidades de saúde. A segunda dose da vacina será aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse por parte do Ministério da Saúde. A vacina da Oxford/AstraZeneca pode ser mantida em temperaturas entre 2 e 8 graus Celsius. 

O município já aplicou 979 doses entre profissionais da saúde e em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), do grupo prioritário nesta primeira fase da vacinação. O número corresponde a 33,11% das doses recebidas pelo município, que nos dois lotes enviados pelo governo do Estado até o momento somam 2956 doses do imunizante CoronaVac, segundo a prefeita Fátima Daudt.

“Determinei os cuidados necessários e acima de tudo controle absoluto quanto ao público prioritário que deve receber a imunização”, explica ela, acrescentando que as anotações são feitas no momento da aplicação para registro no sistema do Ministério da Saúde. Devido ao rígido controle que esta vacinação exige e que o município faz questão de seguir, sua aplicação tem sido mais demorada do que ocorre nas demais, como a vacinação contra a gripe ou contra paralisia infantil.

As equipes móveis, coordenadas pela Vigilância em Saúde, já iniciaram a vacinação dos profissionais de saúde alocados no Hospital Municipal, Centro Covid, UPA Centro, UPA Canudos, Hospital Regina e Hospital Unimed. Ao todo, cerca 850 profissionais que atuam em centros de triagem e atendimento específicos contra a covid na rede pública e privada devem ser vacinados.

Ainda, 13 ILPIs de Novo Hamburgo já receberem a visita das equipes. Neste grupo, o município concentra em sua totalidade uma população estimada em 1450 pessoas. “Mesmo com a alegria gerada pelo início da vacinação, a população deve manter os cuidados sanitários, com o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social, evitando ao máximo aglomerações”, acrescenta a prefeita.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895