Obra de recuperação de estrada do Pontal da Barra, em Pelotas, deve começar em janeiro

Obra de recuperação de estrada do Pontal da Barra, em Pelotas, deve começar em janeiro

Depois de mais de três meses sem o acesso, a recuperação dos 600 metros que levam a localidade deve durar em torno de 30 dias

Angélica Silveira

publicidade

Deve começar em janeiro o processo de recuperação da estrada que leva ao Pontal da Barra. O trajeto de 600 metros fica ás margens da Lagoa dos Patos na Praia do Laranjal, em Pelotas. A estrada foi danificada pelas chuvas dos meses de setembro e outubro, com isto não é possível acessar a comunidade de carro.

O município realizou o cadastro de recuperação emergencial junto á Defesa Civil Nacional. A manutenção da área é complexa em função do espaço ser considerado de preservação ambiental. O projeto para a recuperação já conta com os orçamentos de três empresas interessadas.

A ideia do município é que em uma semana seja possível deliberar as autorizações necessárias para o início das obras no primeiro mês de 2024. Também deverá ser construído um termo de referência para, assim, realizar a contratação do projeto de revitalização definitiva da estrada.

De acordo com os projetos e orçamentos apresentados, a previsão é de que, após o início das obras, as intervenções trabalhem com um prazo de finalização de aproximadamente 30 dias. A Prefeitura realiza um estudo sobre a possibilidade de deslocar maquinário para o local, para, de maneira paliativa, minimizar os estragos do acesso onde há viabilidade de se trabalhar.

Em torno de 60 famílias moram na localidade. A maioria são pescadores. Para se deslocar até as praias do Laranjal, eles andam a pé ou utilizam barcos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895