Obras do Centro de Esportes Unificados estão paralisadas em Alvorada

Obras do Centro de Esportes Unificados estão paralisadas em Alvorada

O espaço abrigará ações culturais, práticas esportivas e de lazer, cursos e serviços assistenciais

Fernanda Bassôa

Prédio, erguido no bairro Sumaré, está com 90% dos trabalhos concluídos

publicidade

Com 90% da obra concluída, o prédio destinado às atividades do Centro de Esportes Unificados (CEU das Artes), em Alvorada, está com os trabalhos há mais de um ano interrompidos. Com isso, paredes já foram alvo de vândalos e pichação, vidraças estão quebradas e parte da fiação elétrica externa foi danificada. Segundo o coordenador geral da unidade gestora local do CEU, Ricardo Ramos, a empresa responsável retomaria as obras no início de abril, o que não ocorreu, e foi notificada mais de uma vez de forma extrajudicial. “A obra é federal e cabe à prefeitura apenas fiscalizar se os serviços estão andando. E não estão. Atualmente, a prefeitura avalia a possibilidade de judicializar a situação, buscando solução mais célere”, disse o coordenador, ressaltando que o município terá a gerência sobre o prédio somente quando a construtora entregar as chaves.

Ramos diz que a instalação de um elevador no prédio, com cinco pavimentos e área total de 700 metros quadrados, é o que teria causado a interrupção dos serviços. “Existe a necessidade do elevador por conta da acessibilidade. Em razão disso, o projeto precisou ser alterado e reenviado para aprovação da Caixa.” Procurada, a Caixa Econômica Federal esclarece que comunicou à prefeitura, em novembro de 2018, que não há empecilho às novas especificações do elevador. Informa ainda que a última movimentação financeira da operação foi autorizada pelo banco em junho de 2018. A empresa foi procurada para tratar do assunto, mas não se manifestou.

O espaço deve abrigar ações culturais, práticas esportivas e de lazer, cursos para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, cineteatro, auditório, biblioteca, telecentro, Cras, salas de aula, equipamentos de ginástica e pista de skate. A moradora Adriana Rodrigues da Motta diz que o local vai trazer possibilidades à comunidade, que é carente de oportunidades. A gestão do CEU é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que já existe. Todo o acesso a atividades, projetos e serviços será gratuito para a população. O CEU fica na rua Santa Catarina, 80.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895