Obras na área central de Canela preocupam o comércio

Obras na área central de Canela preocupam o comércio

Próximo de começar o Sonho de Natal, a avenida Osvaldo Aranha segue com bloqueio

Halder Ramos

Prefeitura prevê liberar uma pista da via

publicidade

Os comerciantes da avenida Osvaldo Aranha, na área central de Canela, estão preocupados com o andamento das obras de transposição da galeria do arroio Santa Terezinha. Os trabalhos se iniciaram em setembro e, conforme nova projeção da prefeitura, devem ser concluídos no fim de dezembro. Com investimento de R$ 633 mil, o prazo inicial para a conclusão do serviço era novembro. O temor do comércio é por iniciar a programação do Sonho de Natal, no próximo sábado, com a avenida bloqueada. O evento deve atrair um número expressivo de turistas, mas o principal acesso da cidade continua com trânsito parcialmente interrompido nos dois sentidos.

O secretário de Obras, Luiz Cláudio da Silva, destaca que a administração trabalha para liberar o fluxo de veículos leves em pelo menos um sentido da via. Segundo ele, a circulação de carros está liberada parcialmente até a esquina com a rua Paul Harris. “Queremos liberar o trânsito totalmente na Paul Harris e uma pista na Osvaldo Aranha até sexta.” O presidente da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), Alexandre Dapper, diz não ter estimativas exatas sobre as perdas no período em que a avenida permaneceu completamente interditada, mas que alguns comerciantes relataram queda de até 50% nas vendas. “Com a liberação parcial do fluxo, o comércio deu uma reagida. No entanto, no período em que a via esteve totalmente trancada, as perdas foram significativas. Vivemos momentos econômicos difíceis e, quando existe a possibilidade de aumentar o faturamento pela alta temporada, tivemos essa situação a ser resolvida.” 

Dapper diz que a ACIC está envolvida na busca de soluções para a liberação do fluxo na Osvaldo Aranha. “Estamos tentando construir uma alternativa para a conclusão da obra, para gerar movimento na temporada natalina. Iremos fazer o máximo para que tenhamos uma rua bonita e em condições de bem receber os visitantes.” Os trabalhos de transposição do arroio Santa Terezinha, que passa por baixo de um posto de combustíveis e de um prédio residencial, devem-se ao risco de colapso das estruturas da atual galeria. A obra está desviando o traçado do arroio em direção aos logradouros da avenida Osvaldo Aranha e da rua Paul Harris, canalizando a água por uma nova galeria. Em função do risco de desabamento, a área foi interditada em maio pelo Corpo de Bombeiros Misto, até que as obras emergenciais fossem realizadas.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895