Observatório Social de Santa Rosa busca apoio

Observatório Social de Santa Rosa busca apoio

A entidade trabalha de forma preventiva na análise dos processos licitatórios do município

Felipe Dorneles

publicidade

A diretoria executiva do Observatório Social de Santa Rosa, que atua há três anos, busca firmar acordos de cooperação técnica e financeira para viabilizar as atividades na cidade. A entidade trabalha de forma preventiva na análise dos processos licitatórios do município avaliando a legalidade formal, a necessidade das aquisições e a qualidade dos produtos e serviços prestados.

O presidente Artêmio Fridriczewski lembra que as ações têm como fundamento a legislação de acesso à informação e à transparência. Ele explica que os acordos de cooperação técnica devem reunir voluntários para auxiliarem em vistorias de licitações, visitas a obras públicas e análises de documentos, que garantem a transparência de processos envolvendo a administração pública. “Para a análise dos processos licitatórios, com os acordos de cooperação técnica, o foco são instituições de ensino e entidades de classe e representativas de profissionais. Com isso, estudantes poderão prestar estágios e atividades extracurriculares, e os profissionais liberais vinculados aos órgãos conveniados emitirão pareceres técnicos de acordo com as demandas do Observatório.”

Os termos de cooperação financeira são para pessoas físicas, empresas e entidades que queiram auxiliar, já que a entidade não tem receita própria. O presidente revela que os custos mensais para manter o Observatório ativo é de R$ 5 mil, que envolvem o pagamento de um coordenador, uma estagiária, encargos sociais, aquisição de material de expediente e deslocamentos. A diretoria executiva é formada por cinco voluntários. A equipe administrativa foi reduzida para minimizar custos.

Em Santa Rosa, a entidade já atuou em ações nos processos de aquisição de merenda escolar, compra de veículos usados, manutenção de máquinas pesadas, compra de combustível e asfaltamento da avenida América e implantação do Programa de Integração Tributária. Segundo o Observatório, a intervenção no processo de aquisição da merenda escolar proporcionou a melhoria significativa da qualidade de itens como carne moída e frutas. No caso da compra de combustíveis, por sugestão da entidade, o processo licitatório teve alterações quanto à abrangência dos fornecedores, o que gerou economia aos cofres públicos. A entidade localiza-se na travessa Egon Kunde, 62. Contatos e denúncias podem ser feitos pelo e-mail santarosa@osbrasil.org br.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895