Mesmo com todos os desafios impostos pela enchente que retirou muitos moradores de suas casas, ainda assim há muita disposição para recomeçar. E esperança é o que não falta para oito casais de moradores da capital gaúcha que ganharam a oportunidade de realizar o seu casamento, gratuitamente, neste momento de reconstrução.
A cerimônia coletiva ocorrerá no dia 29/6 (sábado), às 17h, na Galeria dos Casamentos do Palácio da Justiça, Praça da Matriz, Centro Histórico de Porto Alegre.
A iniciativa é uma parceria do Judiciário gaúcho com o Registro Civil da 1ª Zona de Porto Alegre. A proposta surgiu quando os casais ainda estavam nos alojamentos temporários instalados na capital. Os voluntários do projeto “Recomeçar é Preciso!” foram questionados sobre a possibilidade de realizar o casamento deles, durante a coleta de informações para a recuperação da documentação civil.
A ideia tomou força e não demorou para se espalhar para outros abrigos. “Vinham emocionados falar com a gente, dizendo que nós iríamos concretizar o sonho deles”, relata a Assessora Luiza Ramos, voluntária do projeto “Recomeçar é Preciso!” e uma das organizadoras do evento.
O Casamento Coletivo ainda proporcionará aos casais, através de parcerias diversas, o fornecimento de roupa, salão de beleza e barbearia, fotografia, violinista, decoração e buquê de flores para as noivas. Os casais também terão uma pequena recepção ao final da cerimônia, no saguão do Palácio da Justiça.