Cidades

Operação fiscaliza transporte ilegal de passageiros em Passo Fundo

Ação da prefeitura orienta e coíbe irregularidades no aeroporto Lauro Kortz

Os agentes chamaram a atenção no setor de desembarque de passageiros
Os agentes chamaram a atenção no setor de desembarque de passageiros Foto : Andrei Wandscheer/ Prefeitura de Passo Fundo /CP

Nesta semana, as pessoas que passavam pelo setor de desembarque no aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, foram surpreendidos positivamente por mais uma operação de fiscalização realizada pela Prefeitura, com apoio da Infraero. Durante a ação, foram abordados 51 veículos e aplicados 21 autos de infração.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, tem como objetivo conscientizar e combater o transporte irregular de passageiros. Para isso, conta com a atuação da Guarda Municipal de Trânsito e o apoio da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além de identificar veículos operando sem autorização, a fiscalização visa coibir cobranças abusivas e garantir mais segurança para quem utiliza o transporte no aeroporto.

O secretário de Segurança Pública de Passo Fundo, Tadeu Trindade, destacou que a operação foi organizada em resposta a denúncias recebidas pelas autoridades. "Além da fiscalização, estamos orientando os passageiros que chegam à cidade, com banners explicativos e áudios no desembarque alertando sobre a importância de utilizar plataformas de aplicativos regulamentadas ou o serviço de táxi disponível no aeroporto, garantindo segurança nos deslocamentos", afirmou.

A operação inclui barreiras de fiscalização na saída do local, onde equipes da Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) verificam a documentação dos veículos e a organização no estacionamento, especialmente nas áreas de embarque e desembarque. "Quando identificamos irregularidades, aplicamos as sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que pode resultar em multa, apreensão do veículo e penalizações para motoristas que realizam transporte remunerado sem autorização. A multa para essa infração é de R$ 293, com acréscimo de sete pontos na carteira de habilitação", explicou o coordenador de Trânsito, Ruberson Stieven.

As fiscalizações e orientações ocorrem três vezes por semana e já apresentam resultados expressivos na redução do transporte irregular, sem uma data fixa. Para a moradora da Vila Petrópolis, Josiane de Souza, que retornava de viagem com a família, a ação traz mais segurança. "Ficamos mais tranquilos sabendo que há essa fiscalização. Isso beneficia tanto os moradores quanto os visitantes da cidade. Utilizamos motoristas de confiança, com preços justos e devidamente habilitados", garantiu.