A pane na comunicação no espaço aéreo de São Paulo, registrada nesta terça-feira, afetou voos de Porto Alegre com destino ao território paulista. Segundo informações da Fraport, empresa que administra o Aeroporto Salgado Filho, cinco viagens foram afetadas e estão sendo liberadas aos poucos.
A Força Aérea Brasileira (FAB) relatou que o problema já foi solucionado. Apesar disso, outras viagens com destino a São Paulo, nos aeroporto de Congonhas, Guarulhos e Viracopos foram afetadas.
Há relatos de que voos de Minas Gerais e de Brasília foram retidos temporariamente.
Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou que os voos já foram estabelecidos. “A suspensão provisória foi motivada por um problema técnico operacional externo. Destaca-se, ainda, que as aeronaves foram devidamente sequenciadas, cumprindo rigorosamente todos os requisitos internacionais de segurança de voo e mantendo o fluxo operacional previsto para os aeródromos”.
Segunda vez
Em abril, um problema “técnico-operacional” interrompeu a operação aérea na capital por mais de um hora e impactou mais de 100 voos no país.
Segundo informações na época, um incêndio teria ocorrido no Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste, que fica no aeroporto de Congonhas e pertence ao Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
O GRU Airport informou que os pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foram momentaneamente suspensos, mas foram retomados. No entanto, o aeroporto recomenda que os passageiros consultem as respectivas companhias aéreas para mais informações.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou que as operações aéreas na região de São Paulo foram normalizadas após uma “interrupção temporária”.