Paralisação dos caminhoneiros tem reflexos na rotina dos pelotenses

Paralisação dos caminhoneiros tem reflexos na rotina dos pelotenses

Ônibus circulam com horário reduzido na região Sul e há restrição em outros serviços

Angélica Silveira

Motoristas fizeram filas para abastecer nesta semana

publicidade

Além das filas nos postos onde ainda há combustível, a partir de hoje, o transporte coletivo funciona com horário reduzido em Pelotas, na região Sul. A medida visa garantir o serviço por mais tempo para a população. Com isso, em dias úteis, estão sendo adotados horários de sábado e, até que a situação se normalize, não haverá mais a linha Corujão, ou seja, o último horário de saída do Centro para os bairros é a 00H30. Aos sábados, o funcionamento será com horários de domingo e, no domingo, os moradores ficarão sem ônibus.



A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e pelo consórcio responsável pelo serviço levando em consideração o nível dos reservatórios de combustível existente nas garagens. A ideia é que se consiga manter o atendimento ao menos até a próxima segunda-feira. A medida é válida até que o abastecimento de combustível seja normalizado na cidade. Alguns postos estão com gasolina e etanol reservados para os carros da Secretaria de Saúde. Para o transporte de pacientes do serviço de hemodiálise, estratégias vão ser empregadas de forma a garantir o atendimento. Três veículos farão o transporte das pessoas que utilizam o serviço até as unidades de saúde.

Os carros do transporte escolar possuem combustível para mais quatro dias. Na Secretaria de Obras há uma reserva para maquinários, mas não há garantias de por quanto tempo. O transporte de saibro para tapar buracos na cidade está com dificuldade de chegar até Pelotas por causa das manifestações. A partir desta quinta-feira, funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Rural passaram a enfrentar dificuldades na manutenção das estradas na Colônia de Pelotas devido à falta de combustível para máquinas e caminhões caçambas. Tanto a Guarda Municipal quanto a Secretaria de Trânsito atuam em regime de racionamento para evitar ficar sem gasolina.

O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas trabalha a partir desta quinta-feira com horário alterado de expediente e do atendimento à população, das 12h30min às 18h30min. Os atendimentos na rua também serão realizados somente àtarde. Equipes do Departamento de Água e da Eletromecânica atuam em plantão, das 7h às 19h, pois são considerados serviços essenciais. O recolhimento de lixo também segue funcionando normalmente.

Rio Grande

Em função da greve dos caminhoneiros, a Prefeitura de Rio Grande, também na região Sul, anunciou que a partir de hoje, oo transporte coletivo municipal terá sua frota reduzida como forma preventiva. O transporte para as 13h e volta às 18h. Caso o combustível que está parado na estrada não seja entregue no município, amanhã não deverá ter ônibus circulando na cidade.

O secretário municipal de Educação, André Lemes, suspendeu as atividades nas escolas públicas à tarde e à noite. Ele prometeu para amanhã um novo comunicado com orientações sobre o funcionamento das escolas nesta sexta-feira. A prefeitura também está com dificuldades no descarte do lixo da cidade, pois o local fica na rodovia e o caminhão não consegue passar pelos manifestantes.

Conforme a Ecosul, que administra estradas da região, entre as BRs 116 e 392 há 14 pontos de concentração de caminhoneiros na manhã desta quinta-feira. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895