Parceria entre prefeitura e UCS possibilitará busca ativa e testagem rápida em Caxias

Parceria entre prefeitura e UCS possibilitará busca ativa e testagem rápida em Caxias

A capacidade será de 800 testes ao mês

Celso Sgorla

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informa que a busca ativa e testagem rápida de pessoas com sintomas de Covid-19 será realizada em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). A secretaria comunicará os casos que devem ser pesquisados e a universidade fará contato com pacientes e familiares, realizará os testes do tipo antígeno e dará orientações de acordo com o resultado. A capacidade será de 800 testes ao mês.

Um total de 30 mil testes foi doado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) e Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e será utilizado no serviço de busca ativa, bem como disponibilizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente, ponto de apoio para casos de síndrome gripal não complicada e suspeitos de Covid-19, além das demais UBSs da rede. O município também adquiriu seis mil testes rápidos, já disponibilizados às Unidades Básicas e às UPAs Central e Zona Norte.

O objetivo da busca ativa é, além de ofertar testes rápidos, diminuir a incidência de contágio, já que o isolamento social é recomendado para pessoas que positivaram e para quem entrou em contato com esses pacientes. A secretaria destaca, ainda, que os testes rápidos só são efetivos do segundo ao décimo dia de sintomas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895