Parque Harmonia tem obras retomadas após derrubada de liminar

Parque Harmonia tem obras retomadas após derrubada de liminar

Revitalização do espaço pela GAM3 Parks havia sido suspensa por conta de uma liminar concedida em julho

Rodrigo Thiel

Entre os serviços realizados no local está a terraplanagem da área que fica no lado oeste, próximo à Orla do Guaíba.

publicidade

As obras no Parque Harmonia estão ocorrendo normalmente depois que uma liminar que suspendia a revitalização foi derrubada. De acordo com a GAM3 Parks, concessionária responsável pela área, a previsão é de que haverá conclusão das obras de infraestrutura no espaço. 

Enquanto isso, o parque também segue recebendo festivais de música e eventos culturais, como o Acampamento Farroupilha. No último final de semana, os piquetes foram desmontados no local, que recebeu mais de 1,1 milhão de visitantes entre agosto e setembro.

A GAM3 Parks explica ainda que, durante os meses de outubro, novembro e dezembro, o Parque Harmonia terá como foco das obras o lado oeste, mais próximo do Trecho 1 da Orla do Guaíba. 

Entre os serviços realizados no momento estão a terraplanagem, instalação de redes de energia e toda a infraestrutura necessária para receber as qualificações pluviais. A previsão da concessionária é de concluir estas obras até o final do ano para dar sequência ao restante do projeto e a liberação das áreas para compensação vegetal.

Polêmica das árvores

A então liminar concedida pela 10ª Vara da Fazenda Pública suspendeu as obras justamente por conta da retirada de árvores do Parque Harmonia. A Prefeitura recorreu da decisão, comunicando que a concessionária havia retirado 103 árvores do espaço público, sendo que 15% apresentavam riscos para frequentadores e outras 45% não são nativas da região. 

Ainda assim, a compensação vegetal a ser realizada prevê o plantio de cerca de 500 exemplares de espécies nativas para preservar o equilíbrio ambiental.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895