Passo Fundo inicia instalação de câmeras de monitoramento em escolas

Passo Fundo inicia instalação de câmeras de monitoramento em escolas

Mais de 70 instituições receberam o equipamento nesta quarta-feira

Agostinho Piovesan

Mais de 70 instituições receberam o equipamento nesta quarta-feira

publicidade

A Administração Municipal de Passo Fundo iniciou, nesta quarta-feira, a instalação de câmeras de videomonitoramento em mais de 70 escolas municipais localizadas em bairros e vilas do município. A instalação dos equipamentos visa reforçar a segurança de alunos, professores e de toda a comunidade do entorno.

Segundo o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a instalação seguirá de forma gradativa. “A ordem de instalação está sendo definida por proximidade, facilitando a logística e a previsão é que em janeiro do próximo ano os trabalhos estejam concluídos”, disse.

Uma das primeiras instituições que receberam as câmeras foi a EMEI Cantinho Feliz, localizada no Bairro Leonardo Ilha, que atende 162 crianças de 0 a 6 anos. Na avaliação da diretora Roselise Maria Borchardt, os equipamentos trarão mais tranquilidade para o dia a dia. “Infelizmente, sofríamos com os atos de vandalismo, tanto nos brinquedos das pracinhas quanto na horta escolar e no próprio prédio das instituições. Além disso, no inverno sempre abrimos a escola ainda no escuro e saímos da mesma forma e a partir de agora teremos mais segurança”, observa.

O secretário de Segurança de Passo Fundo, João Darci Gonçalves, detalha que as imagens obtidas serão monitoradas durante 24 horas e armazenadas por um período de 15 dias. Os equipamentos também emitirão alerta para a unidade escolar no momento em que houver movimentação em áreas de abrangência pré-estabelecidas. “Isso vai proporcionar uma resposta rápida quando ocorrer algum problema de ordem de segurança, dando maior sensação de segurança a todos. É um projeto que vai beneficiar muito a comunidade de cada escola”, avalia.

Para o prefeito Pedro Almeida, o investimento no sistema de segurança é um importante avanço para a qualificação dos espaços e trará mais vigilância para os bairros. “Esse é um projeto que traz benefícios para as escolas e para toda a região em que elas estão inseridas”. Ele informou que todo o projeto foi construído com o suporte da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTEC), vinculada à secretaria de Administração.

Além da implementação dos dispositivos de videomonitoramento, o município tem investido em outras medidas para ampliar a segurança, como o cercamento físico das escolas com estruturas pré-moldadas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895