Passo Fundo realiza segunda edição da campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores

Passo Fundo realiza segunda edição da campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores

Prefeitura organizou a ação devido ao frio polar que deve chegar ao Estado nos próximos dias

Agostinho Piovesan

Passo Fundo adota medidas contra o coronavírus

publicidade

Uma campanha que visa arrecadar cobertores e agasalhos que serão distribuídos imediatamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social de Passo Fundo foi lançada pela Prefeitura nesta segunda-feira. A campanha ‘Passo Fundo Solidária’ de combate ao frio iniciou nesta segunda-feira e encerra nesta terça-feira às 18h.

Segundo o prefeito Pedro Almeida, diante da previsão da chegada de mais uma onda de frio intenso ocorre esta mobilização que tem o apoio da Defesa Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Esta ação é uma forma de ampliar a ajuda a quem está enfrentando dificuldades.

“Na primeira edição da campanha Passo Fundo Solidária, que aconteceu em abril, a união entre a comunidade, empresas e instituições possibilitou que mais de 73 toneladas de alimentos fossem arrecadadas e entregues a 14 mil famílias e agora a Prefeitura está intensificando ações e quer unir novamente a sociedade para arrecadar cobertores e roupas de inverno”, disse. Realizada de uma forma diferente, a ação tem o mesmo objetivo: ajudar quem precisa”, destacou.

A Administração Municipal informou que, outra forma de doar é a partir do sistema de tele-buscas da Defesa Civil. O coordenador regional da organização, major Darci Bugs Junior, disse que um número de telefone foi colocado à disposição para quem quer doar, mas não tem como levar até um ponto de doação. “A partir do tele-busca, pelo telefone (54) 98416-2621, iremos buscar as doações”, enfatizou.

O secretário de Assistência Social, Saul Spinelli informou que, além de organizar a campanha a Prefeitura está reforçando o suporte às famílias atendidas pela rede de assistência social.

Ele disse que os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) iniciaram um levantamento das pessoas acompanhadas para identificar as que estão precisando de doações de cobertores e agasalhos. “A coordenação de Proteção Básica está reunindo os quatro CRAS, dos bairros São Luiz Gonzaga, Vera Cruz, Integração e Planaltina, para a apresentação de locais de vulnerabilidade extrema”, observa.

O atendimento dessas famílias é realizado durante o ano todo, sendo fortalecido em situações específicas. Neste ano, com auxílio de doações, mais de 1,5 mil cobertores já foram distribuídos”, afirmou. Spinelli anunciou, ainda, que diante da aproximação do frio foram estruturadas medidas com foco no acolhimento das pessoas em situação de rua. Entre elas, a ampliação de vagas para pernoite.

“Atualmente, contamos com 33 vagas na casa de passagem. Com uma organização interna do local e do Centro Pop, se for necessário, conseguiremos ter de 50 a 60 vagas. Paralelamente a isso, intensificamos a abordagem, que já é feita diariamente, para convidar quem está em situação de rua a acessar os serviços que são oferecidos. Em nenhum momento, essa população ficará sem atendimento”, afirmou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895