Passo Fundo tem dois hospitais com certificação da ONA em nível de excelência

Passo Fundo tem dois hospitais com certificação da ONA em nível de excelência

Hospital São Vicente de Paulo e Hospital de Clínicas receberam a certificação

Correio do Povo

publicidade

A cidade de Passo Fundo conta com dois hospitais que receberam a certificação de nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). São Vicente de Paulo e o Clínicas ganharam o reconhecimento, considerado de nível máximo em termos de gestão de qualidade e segurança em saúde. 

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) é referência para o atendimento de alta e média complexidade para uma população de mais de 2 milhões de habitantes e possui 700 leitos de internação, 26 salas de cirurgia e 64 consultórios. Além disso, conta com um corpo clínico com mais de 900 médicos e 3.750 colaboradores.

Dos 330 hospitais do Rio Grande do Sul, apenas nove possuem o reconhecimento da ONA neste nível de excelência. O Hospital de Clínicas de Passo Fundo já havia recebido a certificação em abril deste ano, como resultado de uma série de melhorias implementadas na instituição.

O prefeito Pedro Almeida destacou que o resultado fortalece o compromisso de Passo Fundo com a saúde. “Ter duas instituições de Passo Fundo reconhecidas como o nível máximo de qualidade em saúde é um orgulho e demonstra o quanto a cidade avança nesta área vital para a população. Um grande trabalho feito pelos gestores dos nossos hospitais, que buscam incansavelmente o aperfeiçoamento de processos e práticas para atender cada vez melhor a comunidade”, afirmou o prefeito.

O que é Acreditação?

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde.

Para atingir o Nível 3 - Acreditado com Excelência, a Instituição precisa atender ou superar mais de 90% dos padrões de qualidade e segurança, 80% dos padrões de gestão integrada e 70% dos padrões de Excelência em Gestão, com uma cultura organizacional de melhorias contínuas e maturidade institucional.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895