Passo Fundo vacina contra a gripe crianças de seis meses a cinco anos incompletos

Passo Fundo vacina contra a gripe crianças de seis meses a cinco anos incompletos

Imunizante continuará sendo aplicado nos demais grupos que já estavam aptos a receber a dose

Agostinho Piovesan

Até o momento, a procura pelos imunizantes tem sido baixa

publicidade

A vacinação das crianças de seis meses até cinco anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a gripe, junto com a imunização da tríplice viral, iniciou nesta segunda-feira, em Passo Fundo. Os pais ou responsáveis poderão levar os pequenos até as unidades de saúde munidos da carteirinha de vacinação.

Segundo a secretária de Saúde, Cristine Pilati, com a ampliação do grupo, podem continuar sendo vacinadas as pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da educação, povos indígenas, gestantes e puérperas. Além disso, também seguem sendo vacinados os trabalhadores da saúde, que podem fazer junto com a vacina da gripe a da tríplice viral.

Cristine disse que a vacina é atualizada com as cepas que estão em maior circulação e, por isso, é fundamental a vacinação anual. “O vírus da gripe consegue se modificar frequentemente. Sendo assim, a população deve fazer o reforço todos os anos. Conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas Influenza trivalentes utilizadas no Brasil desde fevereiro deste ano apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo Influenza A Victoria (H1N1), Influenza A Darwin (H3N2), Influenza B Áustria - linhagem B Victoria”, observa.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, disse que até o momento, conforme registros, a procura pela vacina é baixa. “Completamos três semanas de campanha e tivemos somente 51% dos trabalhadores da saúde vacinados, 32% dos idosos, 12% dos trabalhadores da educação, 21% das puérperas e 6% das gestantes. Temos como meta vacinar 90% das populações de cada grupo”, afirmou.

Locais de vacinação:

Ambulatório de Especialidades
Cais Hípica
Cais Boqueirão
Cais Vila Luíza
ESF Adriana Lírio
ESF São José
ESF São Luiz Gonzaga
ESF Adolfo Groth
ESF Donária / Santa Marta
ESF Mattos
ESF Nenê Graeff
ESF Jerônimo Coelho
ESF Planaltina
ESF São Cristóvão
ESF Valinhos
ESF Ricci
ESF Zachia
ESF Adirbal Corralo
ESF Jaboticabal
ESF Caic Edu Azambuja
UBS Parque Farroupilha
UBS Ivo Ferreira
UBS Jardim América
UBS Vila Nova / Santa Maria


UBSs, ESFs e Ambulatórios funcionam das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Já os Cais, das 8h às 16h. Trabalhadores da Saúde também podem ser vacinados na Central de Vacinas, que funciona na rua Uruguai, 667, Centro, das 8h às 17h30.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895