Pavilhão da Agricultura Familiar encanta visitantes do Acampamento Farroupilha 2024

Pavilhão da Agricultura Familiar encanta visitantes do Acampamento Farroupilha 2024

Pela primeira vez, tradicional evento que celebra a cultura gaúcha recebe pavilhão com expositores de agroindústrias familiares

Correio do Povo
Produtos fabricados por agroindústrias familiares do RS podem ser adquiridos também no Acampamento Farroupilha 2024

Produtos fabricados por agroindústrias familiares do RS podem ser adquiridos também no Acampamento Farroupilha 2024

publicidade

Desde o final de semana, o Parque Harmonia oferece mais um motivo para receber visitantes no Acampamento Farroupilha 2024. Em um pavilhão montado na área central do parque, cerca de 40 agroindústrias familiares apresentam ao público o melhor da culinária e do artesanato típicos do Rio Grande Sul. Esta é a primeira edição da mais popular das celebrações à cultura gaúcha a receber uma feira da agricultura familiar.

E não demorou muito para o público tornar o espaço em um dos mais visitados do acampamento. Mesmo durante a semana, muitas pessoas procuram pelo pavilhão para conferir os produtos comercializados pelas agroindústrias familiares. Moradores de Porto Alegre, Idelsa Trevizan e Leonardo Miranda passearam pelos estandes que aproveitaram para comprar produtos diferenciados de produtores do RS.

“Quando vi que tinha pavilhão da agricultura familiar, fui direto procurar por alguns conhecidos. Eu conheço o estande de alguns deles de outras exposições. É importante que eles participem também do Acampamento Farroupilha, pois incentiva estas famílias a venderem mais”, contou Idelsa depois de comprar um pote de mel. “E é uma excelente opção de passeio, até para conhecer mais do acampamento. Está diferente este ano, mais limpo e mais organizado”, completou Miranda.

A expositora Joelma Marques de Oliveira, da agroindústria Mel TX, de Caçapava do Sul, conta que esta é uma excelente oportunidade para vender seus produtos para um público diferente. “Começou um pouco devagar, mas nos últimos dias melhorou muito o movimento. Esperamos vender bem no final de semana. O pessoal aqui em Porto Alegre procura muito por mel puro e de qualidade, e como o nosso já foi campeão da Expointer, isso chama a atenção”, relatou Joelma.

Já a expositora Juliana Pereira, da agroindústria Sucos Marins, de Rolante, destacou que a participação no pavilhão da agroindústria familiar ajudará na exposição de sua marca, que foi registrada recentemente. “Esta é a quinta feira que nós estamos participando depois do registro. Nosso intuito aqui é divulgar nosso produto para alguém que se interesse em revender ele. Também vendemos para quem quer tomar aqui ou levar para casa. O produto é de boa qualidade e natural, pois também somos produtores da laranja utilizada no suco”, reforçou Juliana.

As atividades no pavilhão iniciaram no dia 7 de setembro e seguirão até o último dia do Acampamento Farroupilha, em 22 deste mês. Ao todo, 39 agroindústrias estão expondo sua produção culinária ou de artesanato típico do RS no local. Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, a participação das agroindústrias familiares no acampamento representa uma oportunidade de consolidar o sucesso alcançado na Expointer, permitindo que mais pessoas conheçam a qualidade e a diversidade dos produtos oferecidos.

“Queremos fortalecer ainda mais o vínculo entre os agricultores familiares e os consumidores, promovendo a economia local e valorizando as tradições gaúchas por meio da nossa rica produção rural”, finalizou. Na 47ª edição da Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar atingiu a marca inédita de R$ 10,8 milhões em vendas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895