Pela primeira vez Santa Casa de Uruguaiana passa a ter especialista em urologia
capa

Pela primeira vez Santa Casa de Uruguaiana passa a ter especialista em urologia

Especialista vai realizar consultas ambulatoriais, exames de diagnóstico, cirurgias e acompanhamento

Por
Fred Marcovici

Serviço é disponibilizado pela primeira vez no hospital

publicidade

A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana contratou no final de semana médico especialista em urologia para atender as necessidades dos pacientes da oncologia de referência. O profissional Tiago Wobido realizará consultas ambulatoriais, exames de diagnóstico (incluindo biopsias), cirurgias e acompanhamento, em casos de câncer do trato urinário.  Além de atender São Borja e Itaqui - o médico vai atuar três vezes por semana.

Desde a criação do serviço, essa é a primeira vez em que o setor de oncologia da instituição contará com médico urologista para atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, o paciente era encaminhado a tratamento fora de domicílio (TFD) – nas cidades de Rosário do Sul ou São Gabriel. Segundo a administração do hospital – entre avaliação e diagnóstico, o custo médio por paciente, era de R$ 600,00.

Em caso de cirurgias, os procedimentos eram agendados fora do município através do Sistema Estadual de Gestão de Vagas, levando cerca de três meses para marcação de avaliação. Hoje o serviço de UGN conta com uma demanda reprimida de 80 avaliações, entre consultas ambulatoriais e biopsias. Com a chegada de Wobido, espera-se que em 60 dias a demanda seja suprida. O especialista pretende desenvolver 30 atendimentos mensais.

A gestora da Santa Casa, enfermeira Thaís Aramburu, se disse aliviada. “Temos inúmeras pessoas com necessidade de biopsias e de diagnóstico. A saúde do homem demandava essa especialidade agora atendida pela contratação”, conclui.