Pelotas celebra o Dia do Patrimônio com programação a partir de hoje

Pelotas celebra o Dia do Patrimônio com programação a partir de hoje

Haverá visitação gratuita a mais de 30 locais, a maioria deles no Centro Histórico

Angélica Silveira

O Mercado Público é um dos locais de visitação

publicidade

De hoje até domingo, Pelotas celebra o 6º Dia do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto. O tema de 2018 é “Pelotas Imaterial: Saberes, Fazeres e Ofícios”, com enfoque nos bens imateriais do município. “Este ano é especial pois sabíamos que o Conselho Consultivo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) votaria a tradição doceira, mas não tínhamos ideia que a cidade também seria reconhecida por seu conjunto histórico”, destaca o secretário municipal de Cultura, Giorgio Ronna.

A visitação a mais de 30 locais, assim como a programação artística, será gratuita. A maioria dos pontos, marcados com bandeiras coloridas conforme o tipo de tombamento, fica no Centro Histórico, como o Mercado Público, o Grande Hotel, a praça Coronel Pedro Osório e a Biblioteca Pública. O Castelo Simões Lopes, que iniciou suas obras de restauração, e o Memorial da Santa Casa estão inclusos. Uma das novidades é a visitação noturna ao Cemitério São Francisco de Paula, às 19h desta sexta-feira.

Há dois anos, a programação foi ampliada para as sextas-feiras a fim de contemplar as redes públicas de ensino. Nesta edição, 40 turmas já confirmaram participação no circuito municipal. “Existe muita adesão das escolas, e é encantador ver as crianças fazendo as atividades. Uma conscientização tão precoce do valor do patrimônio", destaca o secretário. A programação completa está disponível no site da prefeitura.  



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895