Cidades

Pelotas conta com o espaço Inclusiva Pel

Local tem objetivo de atender aos portadores de deficiência e a população em vulnerabilidade social

Inclusiva Pel oferece diversos serviços 




O Inclusiva Pelo oferece diversos serviços como  a oportunidade para que  pessoas portadoras de deficiência ou acamadas, possam garantir o  empréstimo de equipamentos de acessibilidade, como cadeira de rodas, cadeiras de banho e muletas, por exemplo
Inclusiva Pel oferece diversos serviços O Inclusiva Pelo oferece diversos serviços como a oportunidade para que pessoas portadoras de deficiência ou acamadas, possam garantir o empréstimo de equipamentos de acessibilidade, como cadeira de rodas, cadeiras de banho e muletas, por exemplo Foto : Rodrigo Chagas / Prefeitura de Pelotas /CP

Pelotas agora conta com o Inclusiva Pel. A iniciativa, inaugurada neste final de semana está instalada em um espaço junto a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). A finalidade do local é auxiliar a população em vulnerabilidade social, com disponibilização de diversos serviços, como brechó beneficente e cadastro de carteiras de benefícios sociais. além disso, pessoas portadoras de deficiência ou acamadas, podem garantir o empréstimo de equipamentos de acessibilidade, como cadeira de rodas, cadeiras de banho e muletas, por exemplo.

A implementação do Inclusiva Pel é resultado de emenda parlamentar do vereador Reinaldo Elias (Progressistas). O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. A prefeita Paula Mascarenhas visitou as dependências do local, o que inclui as rouparias, setores que irão permitir que as pessoas possam selecionar as roupas de sua preferência, além da sala que abriga os equipamentos de acessibilidade que serão disponibilizados para a comunidade.

Conforme a secretária de Assistência Social, Raquel Nebel, a proposta do Inclusiva Pel já havia sido idealizada. Porém, a implementação foi adiada em razão do período de calamidade vivenciado no mês de maio. “É muito importante garantir esse espaço de autonomia para as pessoas. Representa o resgate da cidadania porque, anteriormente, as roupas eram escolhidas por nós e, agora, temos essa nova modalidade, para que as pessoas venham ao local e escolham as roupas que preferir”, comemorou.

Além do estoque próprio de vestuário, a Secretaria aceita doações de peças pela comunidade durante o horário de funcionamento. Serão disponibilizadas ao público-alvo do Inclusiva Pel peças em bom estado. Roupas inservíveis, que não têm como recuperar por problema na costura ou manchas, não serão aceitas. “Muita gente que vive na rua, principalmente os homens, vêm até nós em busca de roupas que possam usar para procurar trabalho. Por isso, contamos com a compreensão da população”, justifica.

O Inclusiva Pel também tem um setor responsável pelo empréstimo de órteses - aparelhos que auxiliam na funcionalidade de membros de forma provisória ou permanente, chamado Mobilitá. Atualmente, o serviço conta com 16 cadeiras de rodas, 12 muletas e dez cadeiras de banho disponíveis para cedência.

O empréstimo é feito, conforme disponibilidade, para pessoas que têm Cadastro Único (CadÚnico) ativo. Para solicitar o empréstimo é necessário apresentar documento com foto e CPF (do beneficiário e do solicitante), além de comprovante de residência, número de inscrição social (NIS) e laudo médico atestando a necessidade.