Pelotas dá início a programação da Semana do Turismo

Pelotas dá início a programação da Semana do Turismo

Cronograma terá eventos em diversos bairros da cidade, incluindo a zona rural e a praia do Laranjal

Correio do Povo

publicidade

Em alusão ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro, Pelotas realizará a Semana do Turismo, com atividades de que iniciam neste sábado e se estendem até o dia 30 de setembro. A programação contemplará eventos em diversos bairros da cidade, além da zona rural do município e da praia do Laranjal.

Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI, a programação traz diversas atrações, incluindo um torneio de xadrez que contemplará diversas categorias e a apresentação da Orquestra Estudantil Municipal na rua do Doce, na esquina das ruas Andrade Neves e Sete de Setembro. Também serão oferecidos city tours para comunidade em geral com roteiro pelo Centro Histórico, Parque da Baronesa e Laranjal, além de percurso por pontos da zona rural do município. E para os estudantes da rede municipal, os passeios funcionarão como um intercâmbio, em que estudantes da zona rural visitarão o centro da cidade, enquanto estudantes da cidade vão para zona rural. O cronograma completo está disponível no site da prefeitura.

Para o titular da SDETI, Gilmar Bazanella, o turismo é uma atividade de extrema importância e uma das que mais cresce no mundo e no Brasil. “Em Pelotas, trata-se de uma das principais economias do município. Então, a semana do turismo tem o objetivo de fazer com que a comunidade se aproprie das nossas potencialidades para ajudar na divulgação e passar a enxergar as oportunidades que o turismo gera, de emprego e renda, e de desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário.

Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo, comemorado desde 1980, é uma data proposta pela Organização Mundial do Turismo, que objetiva a conscientização da importância da área e dos valores sociais, culturais e econômicos da atividade. A cada ano, é escolhido um tema a ser debatido internacionalmente. Este ano o tema é “Repensar o Turismo”, e pretende discutir a recuperação do setor envolvendo governos, empresas e comunidade local em torno de maior sustentabilidade e inclusão em suas atividades.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895