Pelotas: Estação de Tratamento de Esgoto deve ficar pronta em 2024

Pelotas: Estação de Tratamento de Esgoto deve ficar pronta em 2024

ETE será a responsável por tratar todo o esgoto produzido e coletado na zona norte da cidade

Angélica Silveira

publicidade

Iniciada em 2018, após uma nova licitação, depois da desistência da primeira empresa vencedora, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Novo Mundo está 70% pronta. A expectativa da direção do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP) é que tudo esteja concluído até o ano que vem.

A nova Estação de Tratamento de Esgoto, está situada na avenida Francisco Caruccio, e será a responsável por tratar todo o esgoto produzido e coletado na zona norte da cidade, atendendo diretamente cerca de 120 mil pessoas. Atualmente, a cidade trata 18% do esgoto, com a nova ETE o número passa a aproximadamente 40%. A capacidade inicial da nova ETE é do tratamento de 100 litros de esgoto por segundo. A estrutura está em fase de implantação de equipamentos e automação.

As próximas etapas serão a instalação do projeto elétrico e da cortina verde, com o plantio de árvores em 20 mil metros quadrados no entorno da Estação. O investimento chegará a R$ 30 milhões até o final da obra, por meio do financiamento junto à Caixa Econômica Federal, com contrapartida do município.

Atualmente, Pelotas conta com a Estação de Tratamento de Esgoto Laranjal e a Lagoa de Estabilização, no bairro Fragata. O planejamento para atingir a universalização do sistema inclui além da finalização da ETE Novo Mundo, a ampliação da ETE Laranjal e a construção de novas estações de tratamento, como a já anunciada ETE Engenho, além da ampliação da rede esgoto das ligações. O SANEP estima que para conseguir concluir estas obras sejam necessários R$ 500 mil para atingir a meta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895