Pequenos agricultores promovem Festa da Semente Crioula em Seberi

Pequenos agricultores promovem Festa da Semente Crioula em Seberi

O evento busca fortalecer a agroecologia na produção de alimentos

Agostinho Piovesan

publicidade

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) promoveu no domingo a 4ª edição da Festa da Semente Crioula. A programação reuniu na sede da Cooperbio, na linha Tesoura, interior de Seberi, Norte do Estado, centenas de agricultores familiares do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina. No evento ocorreu o ritual da troca de sementes crioulas entre os agricultores. Também houve exposição e feira de produtos orgânicos e agroecológicos, além de almoço típico camponês e apresentações culturais.

Segundo Marcos Joni Oliveira, presidente da Cooperbio, o evento busca fortalecer a cultura da partilha da semente crioula, valorizando os saberes populares e o processo natural de seleção empreendido pelas gerações de pequenos agricultores ao longo de séculos de cultivo. “Precisamos reforçar a mensagem da agroecologia, buscando demonstrar com experimentos e pesquisas realizadas pelos profissionais e técnicos vinculados ao campesinato, que é possível produzir alimentos de primeira qualidade, com ótimos índices de produtividade através dos sistemas propostos pela agroecologia”. Ele disse ainda que a agroecologia busca eliminar, no cultivo ou no manejo, o uso de produtos nocivos à saúde do agricultor e também do consumidor final, como venenos e fertilizantes químicos. 

Nesta edição, o destaque foi a presença da Caravana Nacional de Lutas Clodomir de Moraes, composta por militantes do MPA, que está rodando o país realizando um trabalho de sensibilização da população quanto a questões atuais dos camponeses, entre as quais, a reforma da Previdência.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895