Personalidades negras e entidades homenageadas na Assembleia

Personalidades negras e entidades homenageadas na Assembleia

Troféu Deputado Carlos Santos e o Prêmio Zumbi dos Palmares premiam atuação em prol da comunidade negra

Correio do Povo

publicidade

Nesta quarta-feira, durante a sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foram entregues o Troféu Deputado Carlos Santos e o Prêmio Zumbi dos Palmares 2022 a personalidades e entidades com atuação em prol da comunidade negra.

Celso Procópio, ativista da causa da saúde negra; Luiz Cleci Flores da Conceição, presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Dona Francisca; Luiz Felipe de Oliveira Teixeira, coordenador do Movimento Negro Unificado do RS; Lúcio Antônio Machado Almeida, advogado e escritor de temas antirracistas e de Direito Público; e Ubirajara Toledo, cofundador do Instituto de assessoria às comunidades remanescentes de quilombo, receberam o troféu das mãos do presidente da casa, Valdeci Oliveira (PT), e dos deputados Beto Fantinel (MDB), Jeferson Fernandes (PT), Luciana Genro (PSOL) e Sofia Cavedon (PT). 

“Homenagear os negros e negras que fazem a diferença na nossa sociedade é um dever deste parlamento, para que possamos reconhecer a dedicação à causa. A luta contra o preconceito é diária, mas temos grandes figuras como seu Luiz Cleci que se doa tanto”, discursou Fantiel. A deputada Luciana lembrou dos recém-eleitos deputados da bancada negra, que assumirão o cargo no próximo ano e, então, a homenagem poderá ser feita por parlamentares negros.

Já o Prêmio Zumbi dos Palmares foi entregue à Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora, instituição fundada por negros alforriados para prestar auxilio a outros negros, e a Ednea Paim, secretária adjunta da Igualdade Racial e Imigrantes da Prefeitura de Canoas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895