Pimenta enfatiza prontidão do governo federal para auxiliar, após estragos das chuvas em Camaquã
Temporais voltam a castigar o Rio Grande do Sul
publicidade
O ministro Paulo Pimenta garantiu pronta resposta para questões das chuvas no Rio Grande do Sul, em entrevista à Record TV RS nesta quarta-feira. Ele salientou o acompanhamento dos estragos registrados por temporais em Camaquã, na região Sul. "Já na primeira hora acionamos a Defesa Civil Nacional, e a partir do momento que a Prefeitura fez também o relatório daquilo que estava acontecendo, decretou a emergência e solicitou principalmente esse suporte do fornecimento em telhas", comentou.
"Imediatamente a Defesa Civil já iniciou as tratativas para que essas telhas possam ser fornecidas para o município. E as demais questões que o município necessitar nessa situação de emergência, com certeza terá todo o suporte, todo o apoio da Defesa Civil Nacional", acrescentou Pimenta.
Conforme o prefeito de Camaquã, Ivo Ferreira, a estimativa é de que mais de 500 famílias tenham sofrido algum tipo de dano em suas casas. "Fizemos um apelo ao governo do Estado e ao governo federal, pedindo todo tipo de auxílio. Desde as cestas básicas, água e colchões, até telhas e materiais de construção. Nós precisamos que os governos nos ajudem porque a destruição foi muito grande. É preciso unir forças nesta hora, porque nossa população precisa de nós", diz.
A região Sul terá diminuição dos temporais, mas segue sob alerta das chuvas e cheias. A precipitação e os vendavais devem se intensificar na região Metropolitana e no Norte do RS.