Pinturas que homenageiam dupla Gre-Nal no viaduto da Conceição sofrem com ação de vândalos

Pinturas que homenageiam dupla Gre-Nal no viaduto da Conceição sofrem com ação de vândalos

Colunas da Elevada da Conceição exibem imagens de ídolos da dupla Gre-Nal

Felipe Samuel

Grafite que ilustra o Estádio Beira-Rio e tem a imagem do ídolo colorado está deteriorado

publicidade

Dois anos após receber pinturas com imagens dos estádios e ídolos da dupla Gre-Nal, seis pilares da Elevada da Conceição, no Centro Histórico de Porto Alegre, apresentam sinais de abandono. Com o propósito de revitalizar e qualificar a estrutura, os clubes doaram a pintura do viaduto da Conceição, mas o que se observa é uma série de pichações e partes vandalizadas dos grafites. Além da falta de manutenção, o espaço é ocupado por pelo menos seis moradores em situação de rua, que praticamente transformaram o local em alojamento.

Por conta da ação de vândalos, as colunas que exibem as imagens dos maiores ídolos da dupla Gre-Nal, Fernandão e Renato Portaluppi, são as que revelam maiores danos na estrutura. Do lado do Internacional, um grafite que ilustra o Estádio Beira-Rio após a reforma e tem a imagem do ídolo colorado está deteriorado devido às marcas de um incêndio. Outro pilar com a imagem da Arena do Grêmio e do ídolo gremista, na rua Voluntários da Pátria, apresenta pichações e sinais de incêndio no grafite.    

Em uma coluna grafitada com o Estádio Olímpico e a imagem de Tarciso Flecha Negra, moradores em situação de rua ocupam toda a extensão da parede, que também apresenta marcas de pichações e falta de manutenção. À época da inauguração do espaço, a prefeitura entregou os termos de adoção dos canteiros para Tumelero e Cootravipa. A Tumelero doou o ajardinamento do canteiro central que fica em frente à loja na Elevada da Conceição e fez a manutenção do espaço até junho do ano passado.

Conforme a prefeitura, a Cootravipa adotou o canteiro Central Edgar Koetz, em frente à rodoviária. A cooperativa mantém os serviços de manutenção, que incluem capina, roçada, limpeza e pintura do meio fio. Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informa que os pilares da Elevada da Conceição, que foram recuperados e receberam grafite em 2021, serão novamente revitalizados em um novo contrato de conservação de viadutos. 

Nesta terça-feira estava prevista sessão pública do pregão eletrônico. A primeira colocada será a empresa que apresentar o menor valor pelo período de um ano. A previsão é que os serviços iniciem agora no segundo semestre. “Desde 2021, a SMSUrb já revitalizou 11 estruturas, entre viadutos, pontes e passarelas. Entre elas, os viadutos Jayme Caetano Braun, Dom Pedro I e viaduto da avenida Teresópolis, que receberam grafite. O novo contrato de revitalização prevê as intervenções artísticas, com pinturas temáticas, que é uma forma de inibir o vandalismo e embelezar a cidade”, conclui. 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895