Piquete em sala de aula aproxima crianças da cultura gaúcha em Sapucaia

Piquete em sala de aula aproxima crianças da cultura gaúcha em Sapucaia

Objetivo do projeto é resgatar, vivenciar e valorizar a cultura gaúcha

Fernanda Bassôa

Projeto Eu Sou do Sul incluiu a montagem de um piquete dentro da sala de aula

publicidade

Com o objetivo de resgatar, vivenciar e valorizar as diversas manifestações da cultura e do tradicionalismo gaúcho, as professoras e a equipe da escola EMEI Hugo Gerdau, no bairro Fortuna, em Sapucaia do Sul, planejaram um cronograma diferente para as 190 crianças, de 0 a 5 anos, durante os festejos da Semana Farroupilha. Batizado de "Eu Sou do Sul", o projeto propôs a criação de um piquete dentro da sala de aula, com apresentação de lendas folclóricas da cultura rio-grandense e churrasco para os alunos.

Entretanto, a atividade que mais chamou atenção foi a visita ao acampamento farroupilha montado no Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun, no bairro Piratini.

A professora do Pré 1, Vanessa de Bona, 40 anos, uma das idealizadoras do projeto e que acompanhou as turmas no passeio, conta que a experiência das crianças vivenciarem o que é um piquete de verdade foi enriquecedora para todos. “Fomos muito bem acolhidos. Elas ficaram radiantes com o que viram. Além do passeio, na semana passada trabalhamos com a bandeira do Estado do Rio Grande do Sul, teve tema de casa com o envolvimento dos pais na confecção de cavalos com materiais recicláveis, conversa sobre lendas, músicas regionais, pilchas, vestimentas e sobre a erva-mate.”

A professora do Material 1B, Aline Gossler, lembra que outro momento marcante do projeto foi a montaria. “O pai de um aluno trouxe três cavalos. As crianças montaram e acharam o máximo. É muito gratificante apostar numa ideia e ver que ela dá certo. Melhor ainda é o retorno que temos em sala de aula. É fascinante.” Vitória dos Santos Rodrigues, 5 anos, que não deixou a vestimenta de lado e foi a caráter para as aulas, disse que gosta mesmo é de chimarrão. “Eu amo”, disse a menina com bombacha cor-de-rosa, ao lado da colega Thayla Valin Machado, 5 anos, que em seguida estava com a cuia na mão. A semana tradicionalista de EMEI Hugo Gerdau vai se encerrar nesta quinta com apresentação campeira, da própria criançada, e competição de Tiro de Laço, com os cavalos produzidos em casa e em sala de aula.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895