Polícia Civil inaugura Núcleo de Mediação de Conflitos em Carazinho

Polícia Civil inaugura Núcleo de Mediação de Conflitos em Carazinho

O projeto visa avançar nos ideais de participação, diálogo e consenso

Agostinho Piovesan

A inauguração aconteceu nesta terça-feira

publicidade

O 1º Núcleo de Mediação de Conflitos da 28ª Delegacia Regional de Polícia de Carazinho, no Noroeste do Estado, foi inaugurado nesta terça-feira. A estrutura funciona numa sala anexa à Delegacia de Polícia Civil, na avenida Flores da Cunha, 532, e atenderá também cidades próximas. O projeto visa avançar nos ideais de mediação não punitivas, sendo contraponto da Justiça Retributiva. A técnica deste processo, conforme a polícia, é a aplicação do apaziguamento em conflitos, controvérsias e problemas, adequando-se a uma tendência mundial de participação, do diálogo e do consenso.

O Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, disse que os policiais são convidados pela instituição para voluntariamente se engajarem no programa. “A mediação de conflitos reduz o número de inquéritos e processos judiciais o que acarreta uma economia, pois o projeto traz redução da criminalidade e a pacificação social, refletindo em outros órgãos como o judiciário, defensoria pública e promotoria.”

De acordo com a delegada Rita Felber De Carli, que dividirá a função de mediadora junto com a escrivã Magali de Mello Fragoso, nesta primeira etapa, o serviço deverá atender casos de violência contra mulher (quando não houver pedido de medida protetiva), idosos e pessoa com deficiência. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895