Ponte internacional terá obra no lado argentino

Ponte internacional terá obra no lado argentino

País vizinho vai investir R$ 770 mil na reforma da ligação com Paso de los Libres

Fred Marcovici

Projeto prevê incrementar as relações comerciais entre os dois países

publicidade

O Ministério dos Transportes da Argentina promoveu abertura imediata de licitação para a reparação da pista de rolamento e da passarela de pedestres da Ponte Internacional Agustin Justo/Getúlio Vargas, que liga Uruguaiana a Paso de los Libres. O projeto, financiado pela pasta e com investimento de 7 milhões de pesos, o equivalente a R$ 770 mil, prevê beneficiar mais de 4 mil usuários que diariamente fazem a travessia e acelerar o comércio entre os dois países.

As obras englobam os 710 metros da estrutura no lado argentino e envolvem, além da pista e passarela, a recuperarão de juntas e defesas, reconstrução do corrimão, restauração do sistema hidráulico, pintura e sinalização horizontal. Haverá ainda serviços semelhantes ao longo de 104 metros da ponte de alívio, uma via secundária na cabeceira argentina. O trabalho terá prazo de seis meses para conclusão.

Inaugurada oficialmente em 21 de maio de 1947 e com 1.420 metros, a ponte é uma das principais formas de ligação terrestre entre os dois países vizinhos e centro de um dos maiores movimentos de mercadorias no Mercosul, sendo ponto de passagem para o Chile, Peru e Bolívia. Segundo Patrícia Gutiérrez, administradora geral das estradas nacionais daquele país, a travessia é estratégica para o desenvolvimento econômico e o intercâmbio cultural da Argentina e do Brasil. O engenheiro Pablo Teonas May, analista de infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), informou que também do lado brasileiro haverá trabalhos de manutenção das juntas e da pista de rolamento a partir de novembro.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895