Ponto turístico de Montenegro recebe manutenção periódica na conservação da limpeza

Ponto turístico de Montenegro recebe manutenção periódica na conservação da limpeza

Jogar lixo em áreas verdes é considerado uma infração grave pela Lei de Crimes Ambientais

Stephany Sander

Desde que esse trabalho começou, foram recolhidos cerca de 200 quilos de lixo

publicidade

Desde janeiro deste ano, o mais conhecido ponto turístico de Montenegro começou a ser alvo de limpezas periódicas. Para conservar a natureza e manter o espaço em condições de receber visitantes, todas as segundas-feiras, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realiza uma ação de manutenção do Morro São João. Desde que esse trabalho começou, foram recolhidos cerca de 200 quilos de lixo.

De acordo com o chefe do serviço de Educação Ambiental da SMMA, Ronei Cavalheiro, os resíduos que podem ser reciclados têm destinação ambientalmente correta através da empresa que é parceira no Dia do Descarte. “Já o lixo que não é aproveitado se coloca na coleta seletiva”, enfatiza Ronei. O chefe do setor ainda observa que jogar lixo em áreas verdes é uma infração grave pela Lei de Crimes Ambientais e quem cometer esse tipo de ato pode responder criminalmente. “As pessoas devem ter consciência ao subir o Morro, colocando os rejeitos nas lixeiras que estão na estrada que levam até o topo”, enfatiza.

Ronei destaca a importância da separação do lixo seco e do orgânico dentro de casa, respeitando o cronograma da coleta seletiva e não descartando os resíduos em áreas verdes. “Todas as ações coíbem a degradação ambiental e o risco para a saúde da população local”, salienta. A Prefeitura Municipal de Montenegro promove, pelo menos duas vezes por mês, o Dia do Descarte Correto justamente para que a comunidade tenha onde descartar os resíduos que não são recolhidos pela coleta seletiva. As ações de fiscalização também serão frequentes para evitar esse tipo de crime ambiental.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895