Pontos turísticos de Dom Pedrito recebem pins com QR Codes e informações detalhadas

Pontos turísticos de Dom Pedrito recebem pins com QR Codes e informações detalhadas

Projeto visa incentivar o conhecimento da história pedritense e o turismo ao município

Fred Marcovici

Prédio histórico abriga Prefeitura de Dom Pedrito que completa 100 anos em 2028

publicidade

Incentivar os pedritenses a olhar com interesse e redescobrir a importância dos valores históricos de Dom Pedrito, além de promover o turismo são alguns dos objetivos de ação desenvolvida no município.

Pontos turísticos da “Capital da Paz” receberam pins gigantes com QR Codes que, escaneados pelo celular, fornecem informações detalhadas sobre cada local destacado.

Viabilizada pelo Governo do Estado, em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento do Pampa (Codepampa) e Associação Pampa Gaúcha de Turismo, a iniciativa visa estimular o turismo — oferecendo aos moradores e aos visitantes de Dom Pedrito detalhes sobre a cultura e a rica história do município.

Foram selecionados 13 pontos para receberem os pins: a Caixa D’água, a Praça General Osório, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, o Palácio Ponche Verde (que abriga a Prefeitura de Dom Pedrito), a Escola Nossa Senhora do Horto, o Museu Paulo Firpo, o Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, o Balneário Passo Real, a Casa de Cultura Gisele Bueno Pinto, o Monumento à Paz Farroupilha, o Obelisco da Paz, a Ponte sobre o Rio Santa Maria e a Unipampa (Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito).

Quem visitar o Monumento à Paz Farroupilha e escanear o QR Code, por exemplo, vai conhecer mais sobre a história do local onde foi assinado, em 1845, o tratado de Ponche Verde — que marcou o fim da Revolução Farroupilha a partir da paz selada entre os farrapos e o exército imperial, depois de 10 anos de confrontos.

Já em frente ao Palácio Ponche Verde, sede da Prefeitura, será possível conhecer a história do prédio que completará seu centenário em 2028.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895