População carcerária de Uruguaiana será testada para hepatites virais nesta sexta-feira

População carcerária de Uruguaiana será testada para hepatites virais nesta sexta-feira

Para a população em geral, o teste de hepatites pode ser feito em qualquer posto de saúde do município

Fred Marcovici

Nesta sexta-feira, o trabalho terá como objetivo atender tanto o público feminino quanto o masculino da PMU

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana, como parte do mês de combate às hepatites virais, realizará nesta sexta-feira uma ação de testagem para a população privada de liberdade na Penitenciária Modulada de Uruguaiana (PMU). Durante o mês de julho as ações foram intensificadas em todos os postos de saúde, sendo que no dia 14, os funcionários da Santa Casa de Caridade foram testados durante mutirão.

Neste dia 29, data que antecede o Dia Mundial de Combate à Hepatite, o trabalho terá como objetivo atender tanto o público feminino quanto o masculino da PMU. No período de 1999 a 2020, no Brasil, 254.389 pessoas foram diagnosticadas com o vírus da hepatite B e 262.815 com o vírus da hepatite C. Essas infecções são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular. A carga de doenças resultante das hepatites virais e o próprio agravo por si só representam um desafio de saúde pública para o SUS.

O teste de hepatites pode ser feito em qualquer posto de saúde de Uruguaiana, diariamente. Procure uma das unidades para fazer a testagem, recomendam as autoridades sanitárias. O tratamento precoce é a melhor forma de buscar a cura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895