Entrou em funcionamento nesta quinta-feira, após lançamento oficial na prefeitura de São Leopoldo, o portal Geo São Léo, uma ferramenta on-line que disponibiliza mapas da cidade, com informações atualizadas sobre cadastro imobiliário, hidrográfico e zoneamento. A ferramenta, criada por meio da técnica da coleta de dados e criação de mapas detalhados por meio de imagens aéreas, vai permitir agilização e modernização no processo das informações.
Entre as funcionalidades estão a consulta de cadastro imobiliário, ruas, lotes, bairros, localidades rurais, estradas municipais e rodovias, hidrografia da cidade, bem como informações sobre o Plano Diretor do Município. A partir do zoneamento on-line, população poderá de maneira ágil fazer consultas urbanísticas dentro do novo portal, possibilitando menos burocracia e mais velocidade.
O superintendente de urbanismo, João Henrique Dias, enfatizou que esta é um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2017 e que trará muitos benefícios e melhorias diante da modernização da gestão pública. “Essa plataforma é sinônimo de segurança na informação, mas que deverá ser alimentada cotidianamente pelos servidores. É uma ferramenta que abrange todas as secretarias da administração. No planejamento urbano é possível identificar as potencialidades de determinada área. Na questão ambiental será possível fazer o mapeamento de corpos hídricos, na mobilidade urbana as equipes poderão identificar os principais gargalos no trânsito, na segurança, os alarmes integrados. É uma ferramenta de gestão.”
O representante do Consórcio Rodrigo Azevedo, responsável pela implantação do portal, enfatizou que é uma ferramenta americana, de inteligência geográfica. “É possível acessar e criar relatórios, fazer consulta a protocolos e a população de dentro da sua casa também pode acessar, fazendo consultas ao Plano Diretor, ciclovias, aos lotes (zoneamento) e mapas. O portal vai otimizar o tempo da população que precisa das informações, evitando que ela precise sair de casa.” Segundo Azevedo, São Leopoldo está navegando na modernização através de um grande avanço tecnológico.
O prefeito Ary Vanazzi, destacou que a nova ferramenta vai proporcionar mais agilidade na gestão pública diante de um serviço tão importante para a cidade. “Estamos entregando um instrumento moderno, tanto do ponto de vista econômico, social e de políticas públicas. Sempre trabalhamos com planejamento estratégico e essa ferramenta vai fazer com que efetivamente a cidade possa se conhecer. Isso vai facilitar muito o serviço público, vai dar transversalidade, facilitar a qualidade dos serviços, diminuir o custeio e vai possibilitar a democratização”, concluiu o prefeito.