O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) abre, na tarde desta sexta-feira, 17, a comporta 3 do Muro da Mauá, na rua Padre Tomé, no Centro Histórico. A medida foi tomada após análise técnica que aponta redução de 40 centímetros de volume de água naquele ponto.
Com a abertura do portão, será facilitado o escoamento da água e possibilitará o acesso às casas de bombas 17 e 18 para retomar a operação. Nesta manhã, o Lago Guaíba estava em 4,69 metros. A cota de inundação é de 3 metros.
Definimos com os técnicos a abertura da comporta 3 do muro da Mauá (rua Padre Tomé), na tarde de hoje. Como o Guaíba está 40 cm mais baixo do que o volume acumulado no Centro, o objetivo é facilitar o escoamento e posteriormente acessar as casas 17 e 18 para retomar a operação.
— Sebastião Melo (@SebastiaoMelo) May 17, 2024