Porto Alegre lança Aliança pelo Turismo e novo portal para agregar atrações turísticas

Porto Alegre lança Aliança pelo Turismo e novo portal para agregar atrações turísticas

Iniciativa inédita na Capital reúne poder público e entidades privadas

Felipe Faleiro

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Uma parceria inédita entre o poder público e a iniciativa privada busca acelerar o fomento ao turismo em Porto Alegre. Foi lançada nesta quinta-feira, no Pontal Shopping, em Porto Alegre, a Aliança pelo Turismo, reunindo órgãos como o Sebrae-RS, Sindilojas e CDL Porto Alegre, Convention Bureau, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindiha), Pacto Alegre, além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e o Gabinete de Inovação da Prefeitura.

O lançamento teve a presença de representantes das entidades, do prefeito Sebastião Melo e secretários. “Isto potencializa o que já há de bom na nossa cidade. Ela é bonita e com uma cultura diversificada. Agora temos que buscar vendê-la lá fora, no exterior, para ter mais gente conosco. Uma cidade boa para o turista precisa ser boa primeiro para quem mora nela. Esta aliança é fantástica e já está dando certo”, disse Melo.

Para o secretário de Inovação da Capital, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, o alinhamento de forças tem potencial para promover uma agenda “transformadora e impactante”. “Acredito que o turismo está em um momento muito positivo. Temos vários sinais de que Porto Alegre está se tornando um destino turístico cada vez mais importante. A ideia de alavancar este segmento é também por ser uma indústria muito importante, que gera empregos e atratividade”, comentou ele.

Já a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim, disse que Porto Alegre busca disputar mercado como um destino turístico ainda mais atraente, não somente aos turistas, mas também aos próprios porto-alegrenses. “As pessoas que vivem aqui precisam falar bem da cidade, e estamos em um momento de uma cidade mais bonita e mais interessante. Precisamos também trabalhar o acolhimento, ser mais ‘agressivos’ no cenário nacional e internacional e estimular novos negócios no setor”, afirmou.

A Aliança quer utilizar recursos como a marca de Porto Alegre, reforçando sua comunicação visual, por exemplo, mas também um novo portal de turismo, lançado também hoje, e que a Capital ainda não tinha. Na plataforma Destino POA, cujo site é destinopoa.com.br, estarão agregadas atrações turísticas como bares, restaurantes, cervejarias, parques, atrações culturais locais, lugares para a prática de esportes, entre outros, com atualização diária. 

“Ela nasce como uma plataforma com a intenção de centralizar todas as informações pertinentes ao turismo, para o morador e também ao turista. Fizemos uma organização de diferentes roteiros com pessoas célebres, e vimos neste projeto uma forma de materializar a cidade no digital. É um produto que estará sempre em expansão”, pontuou o head de produto da Destino POA, Augusto Pellizzaro.

Entre os desafios trazidos pela Aliança, estão o de obter a participação de 50 mil moradores em produtos turísticos e aumentar o número de visitantes em 15% no final de 2024 em relação a 2022. Atualmente, somente na hotelaria, a Capital tem 306 hotéis, que geram mais de 3,8 mil empregos, e com taxa de ocupação média de 55% neste ano, acima da média histórica. Em setembro, em grande parte graças ao confronto entre Inter e Fluminense pela Libertadores, segundo o grupo, houve a maior ocupação do ano até o momento nos hotéis de Porto Alegre.


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