Porto Alegre mantém alerta para chuva com rio Guaíba acima de 2,40 metros

Porto Alegre mantém alerta para chuva com rio Guaíba acima de 2,40 metros

Abrigo temporário na Ilha Grande dos Marinheiros recebeu 15 pessoas

Correio do Povo

publicidade

A exemplo de outras cidades no Rio Grande do Sul, Porto Alegre segue em alerta por conta do tempo e está condição, conforme a prefeitura, seguirá até este sábado. O nível do rio Guaíba ainda é estável e marca 2,41 metros no Cais Mauá e 1,98 metros na água manual da Ilha da Pintada nesta sexta-feira. 

A previsão do tempo aponta para mais chuva até o final de semana, o que pode contribuir para o aumento do nível do rio. A administração municipal segue preocupada com trabalhos de prevenção na região das Ilhas. Nessa quarta, a Defesa Civil e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) montaram um abrigo temporário na Escola Alvarenga Peixoto, localizada na Ilha Grande dos Marinheiros.

O local, que tem capacidade para acolher 50 pessoas, está com 15: sete adultos, seis crianças e dois adolescentes. Uma mulher, que chegou com suspeita de tuberculose, foi deslocada para o Pronto Atendimento da Vila Cruzeiro. Ela teve o diagnóstico negativo. 

“Das 142 áreas de risco existentes em Porto Alegre, 14 estão no bairro Arquipélago com tipologia de inundação. Diante do cenário meteorológico dos últimos dias e das consequências na localidade, os órgãos municipais passaram a atuar com prioridade na região”, explica o coordenador da Defesa Civil municipal, Evaldo Rodrigues.

Na região das ilhas, na BR 290, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou que os retornos no km 97 (Ilha do Pavão) e no km 102 (Ilha das Flores) seguem alagados. Já os retornos no km 98 e no km 104 estão liberados.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895