Cidades

Porto Alegre recebe 12º Congresso das Apaes do RS com programação de três dias

Encontro estadual reúne 207 instituições e mais de mil participantes na PUCRS, com palestrantes de renome nacional e internacional

Encontro estadual reúne mais de mil participantes e 207 instituições gaúchas
Encontro estadual reúne mais de mil participantes e 207 instituições gaúchas Foto : Fabiano do Amaral

O 12º Congresso Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Rio Grande do Sul foi aberto oficialmente nesta terça-feira, 9, reunindo representantes das 207 instituições que integram a rede no Estado. A solenidade ocorreu no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre, e marcou o início de três dias de programação, que seguem até quinta-feira, 11. Ao todo, mais de mil congressistas participarão de cerca de 30 atividades formativas.

Destinado a profissionais que atuam diretamente no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, o congresso tem como premissa “cuidar e formar quem cuida”. A proposta é valorizar a formação contínua e a qualificação dos colaboradores que estão na linha de frente do acolhimento.

“A proposta deste evento é a capacitação, a colaboração e a preparação, além da atualização de conceitos e conhecimentos, qualificando o serviço prestado pelas Apaes do Rio Grande do Sul”, destacou o presidente da Feapaes-RS, Marco Antônio Moresco.

Marco Antônio Moresco, Presidente da Feapaes-RS | Foto: Fabiano do Amaral

Diversidade de áreas

A programação contempla uma ampla gama de temas: assistência social, educação, saúde, esportes, artes, inclusão no mundo do trabalho, envelhecimento, autodefensoria, família, direito, gestão, comunicação e relacionamento. O encontro se consolida também como espaço de troca de experiências e fortalecimento da atuação integrada da rede de Apaes no Estado.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades estaduais e federais, deputados, secretários e lideranças de entidades representativas. O momento foi marcado ainda pela apresentação do poeta e cordelista Bráulio Bessa, que encantou o público com sua arte popular já consagrada em todo o país.

Palestrantes de referência

Entre os destaques da programação formativa, o neurocientista Rafael Nunes, mestre em Neurociências pela UFMG, apresenta a palestra “Cultura, Colaboração e Confiança: habilidades práticas na construção de times conectados”, abordando estratégias baseadas em evidências científicas para o fortalecimento de equipes e desenvolvimento de lideranças mais humanas. Já a psicanalista Érika Parlato-Oliveira, com trajetória acadêmica no Brasil e na França, traz reflexões sobre linguística, cognição e comunicação aplicadas ao cotidiano institucional.

Papel social das Apaes

Com mais de seis décadas de atuação no Estado, as Apaes desempenham papel essencial no apoio a pessoas com deficiência e suas famílias. Nesse contexto, o congresso estadual reforça a importância de manter práticas pedagógicas, assistenciais e de gestão em constante atualização, garantindo maior efetividade nas comunidades.

O presidente da Federação Nacional das Apaes, Jarbas Feldner de Barros, ressaltou a relevância do encontro como espaço de qualificação e destacou conquistas recentes junto ao governo federal.

“Temos conquistado importantes avanços, principalmente com o Ministério dos Direitos Humanos e com o Ministério dos Esportes, com projetos como o Teativo, de grande projeção nacional. Ele já acontece no Nordeste e no Norte e, no próximo ano, chegará ao Sudeste e ao Sul. Esporte e arte são parte do processo de reabilitação, dão oportunidade às pessoas com deficiência para mostrar suas habilidades, capacidades e competências”, afirmou.

Jarbas Feldner, presidente da APAE Brasil | Foto: Fabiano do Amaral

Veja Também