Porto Alegre recebe o segundo posto avançado da Guarda Municipal

Porto Alegre recebe o segundo posto avançado da Guarda Municipal

A base, de 12 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, que está instalada no Parcão, vai funcionar durante 24h

Correio do Povo

Inauguração do Posto Avançado da Guarda Municipal no Parcão

publicidade

O dia da comemoração dos 252 anos de Porto Alegre foi marcado pela entrega do segundo posto avançado Guarda Municipal. O equipamento, em formato de contêiner, tem 12 metros de comprimento e 2,5 metros de largura e está instalado no Parcão, junto à rua Comendador Caminha. Além de servir como base dos patrulhamentos na região, poderá ser utilizado para o videomonitoramento das câmeras instaladas no entorno.

A nova base, que conta com um observatório e um espaço dedicado ao abrigo dos equipamentos usados no dia-a-dia, como quadriciclos e bicicletas, foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) junto ao Hospital Moinhos de Vento. O primeiro posto avançado da GM está instalado na Redenção, desde julho de 2023.

Durante o ato de entrega, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, disse que existem muitas reivindicações para a instalação de outros postos avançados da Guarda Municipal. Mas ressaltou que novas bases só serão possíveis com a existência de efetivo.

“Não basta ter o contêiner , tem que ter efetivo da Guarda para isso. Então nós estamos trabalhando nisso. O Aragon (Secretário de Segurança) tem trazido esse tema, reiteradas vezes, na nossa sala de gestão. O certo é que vai ter, mas eu não posso anunciar hoje, porque nós estamos ainda resolvendo questões internas”, disse.

Além da criação de um novo concurso para a GM, Melo também falou sobre a urgência de votar o projeto de lei que institui um plano de carreira, enviado para a Câmara de Vereadores, em dezembro do ano passado.

“Não é mais papel da Guarda Municipal cuidar de prédio público. Me desculpe, talvez nunca tenha sido, mas não é nesse momento da quadra política brasileira. Eu espero que a gente possa votar, lá na Câmara, o nosso plano de carreira para a Guarda. Porque aquele plano de carreira é para a Guarda estar na rua. Para quem quer aposentar, eu respeito. Mas aquele plano de carreira é para quem vai estar na rua cuidando da segurança pública”, declarou.

O comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, explicou que essa segunda base avançada vai operar durante 24 horas e destacou o compromisso da GM com a segurança dos espaços públicos da cidade. Nascimento mencionou o recente ingresso de 56 novos guardas, que além da atuação na área central, também estão destinados a operar nas bases avançadas.

“As bases avançadas permitem que a gente tenha maior tempo de patrulha nos espaços onde elas estão. Aqui, no caso específico do Moinhos de Vento, essa patrulha vai ser 24 horas. Nós vamos ter viaturas circulando aqui dentro, com guardas na base para atendimento ao público. Então, essa é a materialização desse plano de expansão responsável que a GM tem em relação aos parques da nossa cidade”, declarou o comandante.

A vereadora Mônica Leal ressaltou a importância dos espaços públicos na vida dos cidadãos e lembrou que o seu projeto indicativo, que permite a instalação das guaritas fixas de seguranças nos parques e praças, nasceu após uma conversa com moradores e comerciantes da região do Parcão, em 2022, e que desde então o processo para a execução foi longo.

“ Eu acredito que os parques e praças são o coração dos bairros. Foi uma longa e dura caminhada, enfrentar a burocracia e outras coisas mais, mas nós conseguimos”, resumiu.

O superintendente do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, enfatizou a importância da união entre o hospital e a Guarda Municipal para a população de Porto Alegre. Ele destacou que, embora o hospital seja privado, tem raízes filantrópicas e deve apoiar a cidade e o estado em suas necessidades básicas. Parrini lembrou que o hospital já é ativo em apoiar espaços públicos há décadas, como o Parcão e a Praça Júlio de Castilhos, e acredita que o envolvimento tangível com a comunidade é mais importante do que simplesmente fazer propaganda. Ele encorajou outras empresas e indivíduos a contribuírem com ideias para o desenvolvimento de Porto Alegre, mostrando-se receptivo a novas propostas que beneficiem a cidade e seus habitantes.

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers),Marcos Rovinski, que presenciou o evento de entrega do posto avançado, pontuou a importância da segurança para a comunidade de Porto Alegre e elogiou a iniciativa do prefeito e da vereadora Mônica Leal, assim como os parceiros envolvidos. Ele mencionou que o Simers está elaborando um projeto de lei que tem como objetivo ampliar a presença da Guarda Municipal nas Unidades de Saúde visando proteger os profissionais de saúde e a população.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895