Porto Alegre recebe projeto de empreendedorismo para jovens negros no bairro Rubem Berta

Porto Alegre recebe projeto de empreendedorismo para jovens negros no bairro Rubem Berta

Iniciativa gratuita é voltada para jovens em situação de vulnerabilidade

Correio do Povo

publicidade

Estão abertas até esta segunda-feira as inscrições para jovens negros residentes do bairro Rubem Berta, Zona Norte de Porto Alegre, que tenham entre 18 e 35 anos, para a primeira turma do projeto Porto + Criativa. Os encontros ocorrerão presencialmente de 24 a 28 de abril, das 19h às 22h, no Quintal do Cooler (Baltazar de Oliveira Garcia, 3868). O curso é gratuito e oferece 35 vagas. As inscrições podem ser feitas através deste link.

A iniciativa é voltada para jovens em situação de vulnerabilidade com o objetivo de desenvolver suas habilidades a partir de ferramentas de gestão para que possam abrir seus próprios negócios de forma organizada e orientada.

As aulas do Porto + Criativa serão ministradas por instrutores com formação na metodologia By Necessity da Besouro de Fomento Social. A metodologia revisita o modelo tradicional de plano de negócios e o adapta para pequenos empreendimentos em dez etapas. A partir da análise do seu contexto, o aluno passa pela construção do conceito de seu produto ou serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. O plano de ação, ao final, detalha, de forma simples e didática, o necessário para geração de renda imediata. 

Após os cinco dias de aula, os jovens contarão com o apoio de consultores especializados em negócios por 90 dias, um período de incubação para que consigam colocar em prática tudo o que aprenderam no curso. Serão realizadas reuniões semanalmente de forma remota com os professores para tirar dúvidas e desenvolver seus empreendimentos. A Besouro – Agência de Fomento Social também cria uma identidade visual para o negócio de cada aluno. Nos próximos meses, serão abertas novas turmas do projeto. Já estão confirmadas aulas nos bairros Restinga e Lomba do Pinheiro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895