Porto Alegre tem reconhecida situação de emergência por conta da estiagem

Porto Alegre tem reconhecida situação de emergência por conta da estiagem

Prefeitura afirmou que já implementou ações para amenizar as perdas de produtores rurais

Correio do Povo

publicidade

Porto Alegre teve reconhecida pela União, nesta quinta-feira, a situação de emergência por conta da estiagem. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União. O processo foi homologado pelo governo do Rio Grande do Sul e enviado para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, para o reconhecimento em esfera federal, conforme Decreto Nº 56.889, de 10 de fevereiro.

O titular da pasta responsável pela produção primária na Capital e secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, explicou que a prefeitura já implementou ações para amenizar os danos dos produtores rurais, mas aguarda apoio dos governos estadual e federal. “Estamos fazendo o levantamento real das perdas e temos algumas medidas para implementar com recursos próprios, mas o município é limitado. Esperamos contar com apoio do Estado e da União para atender de forma mais ampla os produtores”, afirma.

Conforme a Defesa Civil do RS, mais de 300 municípios já encaminharam protocolos para situação de emergência. O órgão afirma que algumas ações em resposta estão em andamento. Uma delas é o benefício a mais de 200 cidades, com investimentos aproximados de R$ 100 mil cada, por meio do programa Avançar na Agricultura, do governo do Estado, e 819 cisternas com capacidade de 60 mil litros cada foram repassadas a 284 municípios habilitados à implantação. Os eventos hidrometeorológicos estão sendo monitorados via Sala de Situação, subsidiando ações da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895