Portos do Estado registram movimentação superior a 30 milhões de toneladas em 2024

Portos do Estado registram movimentação superior a 30 milhões de toneladas em 2024

Entre janeiro e setembro deste ano foram mais de 2,5 mil embarcações recebidas

Angélica Silveira

O Porto do Rio Grande concentrou o maior número de navios que chegaram o Estado

publicidade

Entre janeiro e setembro deste ano passaram pelo três portos públicos gaúchos (Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre) pouco mais de 2,6 mil embarcações. O Porto do Rio Grande concentrou o maior número de navios, representando 81,78% do total do Estado (2181). Juntos, os três portos movimentaram pouco mais de 31,8 milhões de toneladas.

Os graneis sólidos continuam respondendo pelo maior número de cargas movimentadas, totalizando mais de 19,8 milhões de toneladas. O segundo maior grupo é o de cargas gerais que alcançou 9,76 milhões de toneladas. Já os graneis líquidos aparecem na terceira posição com pouco mais de 2,2 milhões de toneladas.

Ao longo dos primeiros nove meses do ano, o Porto do Rio Grande registrou aumento em cargas específicas. As operações de embarque de cavaco de madeira tiveram variação positiva de 10,11%, alcançando pouco mais de 812,4 mil toneladas. A celulose apresentou um aumento de 6,32% e movimentou pouco mais de 2.8 milhões de toneladas.

Na sequência aparece o trigo, com aumento de 6,19% e movimentação de mais de 2,5 milhões de toneladas. A soja em grão variou positivamente em 2,57% e movimentou nos dez meses do ano o equivalente a 7,2 milhões de toneladas. O cloreto de potássio, um dos insumos para a produção de fertilizantes cresceu 2,34% e alcançou pouco mais de 1,2 milhões de toneladas.

A movimentação de contêineres foi outra modalidade que também apresentou aumento em relação ao mesmo período do ano passado. No total, foram mais de 580,7 mil toneladas, , número que compreende unidades cheias e vazias. Estão incluídos neste quantitativo os transportes pela hidrovia desde o terminal Santa Clara, o que evidencia a importância deste modal.

A China segue sendo a origem do maior número de importações com mais de 1,17 milhão de toneladas e de exportações com mais de 7,3 milhões de toneladas. Na sequencia das importações vem Argentina, Russia, Marrocos e Canadá. A lista de destino final dos produtos exportados pelo Porto do Rio Grande incluem ainda Vietnã, Irã, Filipinas e os Estados Unidos.

Em Pelotas, as movimentações somam mais de 860.,6 mil toneladas, tendo a madeira como principal produto, com pouco mais de 736 mil toneladas. Na sequencia vem o clínquer, que o cimento em sua fase bruta de fabricação, com 116.2 toneladas e a soja alcançando uma movimentação de mais de 8.3 mil toneladas.

No Porto de Porto Alegre, os insumos para a produção de fertilizantes respondem pela maior fatia das movimentações, chegando a 225.3 mil toneladas. Na sequência aparecem o trigo com pouco mais de 182 mil toneladas, a cevada com 57,7 mil toneladas, o sebo bovino com 182 mil toneladas, o sal com pouco mais de 20 mil toneladas e as cargas gerais com 2,3 mil toneladas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895