Possibilidade de fechamento de escolas públicas preocupa comunidade de Santa Rosa

Possibilidade de fechamento de escolas públicas preocupa comunidade de Santa Rosa

Vereadores do município devem participar de reunião com deputados na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira

Felipe Dorneles

Vereadores do município devem participar de reunião com deputados na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira

publicidade

Uma reunião na noite desta terça-feira oficializou uma preocupação de diretores de escolas estaduais e vereadores de Santa Rosa, no Noroeste do Estado. A informação de fechamento de escola e turmas de outras instituições estaduais, preocupa a comunidade escolar. A medida pode afetar centenas de estudantes.

Sônia Conti, presidente da comissão de educação da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, revelou que o Legislativo recebeu informações sobre o fechamento da Escola Estadual de Ensino Médio Edmundo Pilz, no Centro da cidade; cancelamento da oferta de Ensino Médio no turno da noite na Escola Estadual de Educação Básica de Cruzeiro, no bairro Cruzeiro, e Escola Estadual CIEP, no bairro Auxiliadora; além do fechamento de turmas de séries iniciais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tiradentes, no bairro Planalto, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Mercedes Mota, no Centro.

 A vereadora demonstra preocupação no que refere-se a realocação destes estudantes e quem irá se responsabilizar pela oferta da educação. “Nossa preocupação é para quem vai ficar esta responsabilidade. O município está com uma grande contenção de despesas. Além disso, o fechamento de turmas irá impactar na ambientação dos alunos, que deverão sair de suas comunidades”. Outra preocupação é a superlotação de turmas em escolas que receberão estes alunos, o que pode prejudicar o ensino.

Sônia alerta ainda para a possibilidade de desistência dos estudos, no caso dos alunos do bairro Cruzeiro. “Estes alunos trabalham no centro durante o dia e retornam para suas casas no final da tarde. Eles precisarão voltar ao centro para uma escola. Isso pode gerar uma evasão”. Ela entende que antes de qualquer decisão é preciso uma conversar com as comunidades. Ela relata que os pais também estão preocupados, já que não há matrículas abertas em nenhuma escola. “Eles não sabem o que fazer”.

Na reunião estiveram presentes professores, diretores, alunos, professores, vereadores e representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Todos puderam falar sobre a situação de cada escola. Nesta quarta-feira, vereadores de Santa Rosa estarão em audiência com deputados estaduais, na Assembleia Legislativa do Estado, para apurar o problema. Em nota, a secretaria estadual de educação informou que não há previsão de fechamento de escolas da rede. A informação foi reafirmada pela coordenadora regional de educação, Beatriz Cancian.

Glaci Paulina Krann, vice-diretora do núcleo do CPERS em Santa Rosa, revela que escolas já foram notificadas e que, na medida que recebem os comunicados, informam o sindicato. Disse ainda que devido a interferência do sindicato, a secretaria de educação, momentaneamente, suspendeu as ações neste sentido.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895