Postão 24 Horas de Caxias do Sul fecha para obras

Postão 24 Horas de Caxias do Sul fecha para obras

Reforma deve durar seis meses e possibilitará habilitar o local como UPA III

Celso Sgorla

PA não recebe pacientes desde esta quarta-feira

publicidade

O Pronto Atendimento (PA) 24 Horas de Caxias do Sul ficará fechado pelos próximos seis meses para obras de reforma e ampliação. O Postão parou de receber o público à meia-noite de terça-feira e, segundo a prefeitura, às 7h50min desta quarta profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) assumiram o local para finalizar a assistência aos pacientes que permaneciam em observação. A população pode buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, na UPA e nos prontos-socorros dos hospitais.

Conforme o secretário interino da Saúde, Júlio César Freitas, o fechamento do Postão ocorreu de forma tranquila. Servidores da prefeitura permaneciam ontem em frente ao prédio para orientar pessoas que ainda buscavam o serviço. A equipe, que explica sobre o fechamento e indica as alternativas de atendimento, continuará dando as orientações nos próximos dias.

As UBSs dos bairros Esplanada, Reolon, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê estão com horário de atendimento estendido, das 7h30min às 21h. Ainda segundo a prefeitura, as unidades receberão reforço de três médicos de 20 horas cada, garantindo a ampliação de 48 consultas diárias em cada uma. A UPA também recebeu aumento da capacidade de atendimento, por meio de um aditivo de contrato.

Os servidores que trabalhavam no Postão vão atuar nas unidades básicas. O investimento nas obras é de R$ 637,5 mil. Com os serviços, segundo a prefeitura, será possível pleitear ao Ministério da Saúde a habilitação do local como UPA Nível III. Dessa forma, o município poderá receber até R$ 525 mil por mês dos governos federal e estadual. Atualmente, o PA 24 Horas é custeado exclusivamente com verbas oriundas da arrecadação do Município.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895