Prédio da antiga Prefeitura de Frederico Westphalen será transformado em escola

Prédio da antiga Prefeitura de Frederico Westphalen será transformado em escola

Previsão é ofertar 150 vagas na primeira etapa

Agostinho Piovesan

A prefeitura funcionou por 27 anos no prédio localizado no centro da cidade

publicidade

O prédio que por 27 anos funcionou a prefeitura de Frederico Westphalen, localizado no Centro da cidade, será reformado e no local funcionará uma Escola de Educação Infantil, pré A e B. A proposta integra o Plano de Ações Articuladas (PAR) e prevê a reforma completa do prédio existente, desde piso até a cobertura, além da construção de um bloco anexo como ampliação.

Segundo o prefeito José Alberto Panosso, o projeto está concluído e falta apenas o ministério da Educação empenhar o valor de R$ 2 milhões. “A partir da liberação dos recursos será aberta a licitação para definir a empresa que executará os trabalhos, mas a nossa intensão é que a obra inicie ainda no próximo mês”, disse.

Panosso disse que o município não conta com uma escola no Centro da cidade e o aproveitamento do prédio histórico da antiga prefeitura, na rua do Comércio, garante a recuperação da estrutura o seu aproveitamento para atividades educacionais, o que é extremamente importante”, observa. Ele afirma que a rede municipal de ensino conta com professores altamente qualificados e a partir da reforma e adequação do prédio, haverá oferta de vagas na área central da cidade.

Conforme a secretária de Educação, Rosane Loose, está previsto a oferta de 13 salas de aula, além de espaços para os setores administrativo, informática, biblioteca, refeitório, lavanderia, cozinha, salas de apoio, moderno playground, além de um pátio aberto e coberto. O projeto prevê obras de acessibilidade, com rampas, banheiros adaptados, além de uma plataforma elevatória entre os pavimentos.

Rosane informou que, a previsão é oferecer, numa primeira etapa, 150 vagas, o que proporciona acomodar parte dos alunos que estão usando espaços adaptados nas escolas estaduais. “Atualmente, as classes de pré-escola estão sendo atendidas em espaços do Estado, o que implica em muitas adaptações e, por vezes, dificuldades para ambos os entes federados”, detalha.

A secretária disse que a SMEC vem reivindicando há vários anos este espaço. “No local temos condições de oferecer um Centro de Educação Infantil que vai garantir uma maior oferta de vagas e levamos em conta, ainda, o valor simbólico do prédio onde por muitos anos funcionou a Prefeitura Municipal”, conclui.

No ano de 1989 a Administração Municipal transferiu-se para o prédio localizado na rua José Cañellas, 258, o qual pertencia ao Banco do Brasil e foi adquirido pelo município. A partir de 1989 o prédio da antiga prefeitura abrigou vários órgãos, entre os quais o Poder Judiciário, Emater, Câmara de Vereadores e Museu Municipal.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895