Prédio histórico receberá obras em Novo Hamburgo

Prédio histórico receberá obras em Novo Hamburgo

Prefeitura vai reformar a edificação do antigo Postão, no centro da cidade, para instalar no local o Serviço de Atendimento Especializado

Fernanda Bassôa

Ordem de início das intervenções foi assinada nesta terça-feira

publicidade

O prédio histórico conhecido como antigo Postão, no centro de Novo Hamburgo, receberá obras para abrigar o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). A ordem de início da reforma no imóvel, localizado na esquina das ruas Joaquim Nabuco e Magalhães Calvet, foi assinada nesta terça-feira pela prefeita Fátima Daudt. “Queremos recuperar sua beleza arquitetônica e dar ao prédio uma utilidade para toda a população de Novo Hamburgo, recuperando sua finalidade histórica na área da saúde.” O secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, destacou que a nova localização tornará o SAE mais acessível a todos que necessitam dos serviços.

A empresa responsável terá seis meses para concluir a reforma após o início dos trabalhos, com investimento total de R$ 1.643.941,26. A prefeitura realizou levantamento das condições estruturais do prédio e das necessidades para o SAE, inclusive levando em conta o valor histórico do imóvel, concluído pelo Estado no final da década de 1940. A reforma também abrangerá a recuperação da fachada, eliminando tubulações aparentes e buracos no reboco.

A obra totaliza 700 metros quadrados, envolvendo todo o prédio histórico e um segundo imóvel na parte dos fundos, construído mais recentemente. A escadaria do acesso principal pela rua Joaquim Nabuco será refeita, assim como a rampa para cadeirantes. A segunda edificação tem acesso separado, em portão lateral na rua Dr. Magalhães Calvet.

Inicialmente, todo o telhado do prédio histórico será retirado. As ripas e caibros de madeira serão substituídos por estrutura metálica. Após, as telhas serão repostas e aquelas danificadas, trocadas. O piso vinílico vai ser substituído por porcelanato em todos os ambientes. O forro de gesso, danificado pela infiltração, também será trocado.

Com a conclusão da reforma, o SAE será instalado no local. Atualmente, o serviço está localizado em Hamburgo Velho e presta atendimento a pacientes como os portadores de hepatite e HIV, além da população trans, que tem acesso a atendimento médico, exames e testes rápidos, entre outros.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895