Prédio que abriga biblioteca municipal de Santa Rosa passa por reformas

Prédio que abriga biblioteca municipal de Santa Rosa passa por reformas

Estrutura recebe serviços na fachada com o objetivo de manter a arquitetura original

Felipe Dorneles

O restauro valoriza a construção histórica que data de 1944

publicidade

Foram retomadas as obras do prédio que abriga a Biblioteca Municipal Olavo Bilac, de Santa Rosa. A estrutura, inaugurada em 1944, recebe serviços na fachada, com o objetivo de manter a arquitetura da época. O investimento, de R$ 212 mil, faz parte de um conjunto de melhorias no espaço, que segue aberto ao público.

A diretora do Departamento de Planejamento Urbano, Caliandra Perini, explica que a obra havia começado no ano passado, mas a empresa responsável não cumpriu com algumas cláusulas do contrato. A prefeitura fez nova contratação, dando sequência à requalificação externa do prédio, com novo reboco, pintura e passeio público, além de melhorias no sistema de esgoto e abastecimento de água. A entrega está prevista para julho. O segundo piso será reformado também internamente e vai abrigar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Uma plataforma dará acesso para cadeirantes.

O secretário de Cultura, Rafael Rufino, diz que o restauro valoriza a construção histórica, que já abrigou agência bancária, a Câmara de Vereadores e a pasta de Cultura. “A biblioteca está numa área central, em um prédio importante para a história da cidade. Por isso, merece essa obra.” A unidade também recebeu novos livros e sistema informatizado de consulta e retirada. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895