Prédios centenários têm obras de recuperação em Uruguaiana

Prédios centenários têm obras de recuperação em Uruguaiana

Os trabalhos executados por servidores da prefeitura abrangem o Palácio Rio Branco e o Centro Cultural

Fred Marcovici

As obras de recuperação começaram no Palácio Rio Branco

publicidade

Dois prédios centenários, tombados pelo patrimônio público por interesse histórico e cultural de Uruguaiana e localizados na praça Barão Rio Branco, serão recuperados com mão de obra da própria prefeitura. O trabalho começou a ser executado na fachada do palácio que é sede do poder Executivo. O prédio foi construído em 1908, em estilo neorromânico, pelo primeiro Intendente de Uruguaiana, Gabriel Rodrigues Portugal. O nome oficial é Palácio Rio Branco. 

Após o término dos serviços, os três servidores municipais, especialistas em restaurações, também vão recuperar a fachada do Centro Cultural Dr. Pedro Marini, na confluência da rua Santana com a avenida Duque de Caxias. A edificação, que pertencia à família de Baldomero Barbará, foi construída em 1913 com material importado da Itália. Tem em seu interior o primeiro elevador e a primeira calefação interna da cidade. Atualmente, as instalações abrigam o Centro Cultural com museus, bibliotecas e oficinas de artes. Antes, chegou a ser sede do comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua. 

As etapas das obras envolverão as fachadas e depois as partes internas, conforme a disponibilidade de recursos. Há problemas como infiltrações e arabescos deteriorados. Com o trabalho desenvolvido por servidores, a prefeitura busca uma economia de valores a serem investidos na recuperação dos imóveis. Segundo a administração municipal, o custo será apenas da aquisição de materiais a serem utilizados na obra. “São pequenas ações que representam uma economia ao município”, destaca o chefe do setor de Patrimônio da prefeitura, César Doval.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895