Prévia de Estudo Ambiental para contrução do Porto Meridional no RS é entregue ao Ibama

Prévia de Estudo Ambiental para contrução do Porto Meridional no RS é entregue ao Ibama

Ato simbólico foi liderado pelo senador Heinze entregou documento ao presidente do órgão Rodrigo Agostinho

Correio do Povo

Versão definitiva do documento será protocolada ainda neste mês

publicidade

Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira, na sede do Ibama, em Brasília, para tratar da licença prévia ambiental do Porto Meridional, em Arroio do Sal. O grupo, liderado pelo senador Luis Carlos Heinze, entregou ao presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, em ato simbólico, a introdutória do Estudo de Impacto Ambiental (EIA). A versão definitiva do documento será protocolada ainda neste mês.

O senador alega que o empreendimento é vital para a economia gaúcha. “Hoje temos um único porto no Rio Grande do Sul, enquanto Santa Catarina tem mais de sete. Essa é a nossa melhor oportunidade de reduzir o custo logístico no RS”, afirmou Heinze.

O presidente do Ibama garantiu que o projeto será liberado com brevidade. “Sabemos da importância dessa iniciativa para o estado e vamos priorizar a análise”, declarou Agostinho. Ele também ressaltou que o empreendimento está alinhado à nova lei de cabotagem, que incentiva o transporte marítimo entre portos, e ao contexto de desastres climáticos, que reforça a necessidade de reindustrialização do Rio Grande do Sul.

O diretor da DTA Engenharia, Daniel Kohl, apresentou dados do último diagnóstico, que apontam uma aceitação superior a 80% da população ao projeto. Além disso, destacou que as características do calado da região reduzem para zero a necessidade de dragagem.

O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, enfatizou que o impacto positivo do porto se estenderá a todo o estado, com reflexos inclusive na economia nacional. Já o ex-deputado federal, Fernando Carrion, idealizador do projeto, afirmou que a iniciativa representa uma transformação econômica para o Rio Grande do Sul, similar à provocada pela rodovia freeway.

O deputado estadual Issur Koch fez questão de afastar qualquer ideia de concorrência entre o Porto de Rio Grande e o Meridional. “Vamos recuperar empresas e negócios que deixaram de operar no RS”, afirmou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895