Prêmio Inovação Porto Alegre é entregue para sete iniciativas

Prêmio Inovação Porto Alegre é entregue para sete iniciativas

Premiação também homenageou três comendadores pela contribuição que vem dando ao ecossistema da cidade

Correio do Povo

Inicialmente, cinco seriam os premiados, mas, com um empate triplo na quinta posição, a organização optou por ampliar para sete os destaques

publicidade

Os vencedores do Prêmio Inovação Porto Alegre foram conhecidos nesta segunda-feira em cerimônia concorrida no Espaço Multiverso do Cais Embarcadero, no Centro Histórico da Capital. Inicialmente, a premiação seria entregue para cinco dos mais de 300 inscritos como forma de reconhecer aqueles que colaboram com a geração de conhecimento, processos, produtos e serviços de relevância pública. Porém, após a escolha dos 20 destaques, o quinto lugar teve empate triplo, e a organização, com a aprovação da comissão julgadora, optou por premiar sete.

“Esse prêmio é uma celebração para mostrar que a inovação tem muitas formas e surge em todos os locais da cidade. Iniciamos esse prêmio com duas categorias: os destaques, quem se destacou na inovação em Porto Alegre em 2022; e os comendadores, é quem vem contribuindo com o ecossistema há muito tempo”, afirmou o apresentador do evento e secretário municipal da Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.

O primeiro destaque de inovação em 2022 foi o South Summit Brasil, evento de inovação que teve a primeira edição no ano passado e abre na próxima quarta-feira, em Porto Alegre. “Se tem uma coisa que combina com inovação, é colaboração. A construção do South Summit elevou o conceito de colaboração a enésima potência. Fica um sentimento de gratidão a todos vocês. Esse prêmio representa muito para todos nós, pois é do South Summit, mas é de Porto Alegre, do RS e do Brasil. Temos que dizer isso com muito orgulho”, destacou o diretor-geral do evento, Thiago Ribeiro.

O Tecnopuc, o Instituto Caldeira, o Ladies in Tech, o Projeto SMS/CEPA da Ufrgs, o Wise Innovation e o Coletivo Impulsiona, da Restinga, foram os outros seis premiados. Após a revelação dos destaques, o vice-prefeito Ricardo Gomes, chamou representantes da cooperativa Cootravipa, responsável pela limpeza e conservação das ruas de Porto Alegre, para uma homenageada pelos serviços prestados, que contribuem para um ambiente limpo e saudável aos cidadãos.

O superintendente de Inovação Pesquisa e Desenvolvimento da PUCRS e do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), Jorge Luís Nicolas Audi, o CEO do South Summit, José Renato Hopf, e o diretor-superintendente Sebrae-RS, André Godoy, foram escolhidos os primeiros três comendadores do prêmio.


José Renato Hopf (E), Jorge Luís Nicolas Audy (C) e André Vanoni de Godoy, foram escolhidos comendadores do Prêmio Inovação - Foto: Mauro Schaefer

“Porto Alegre, além de ter o melhor ambiente de negócios do Brasil, é a melhor cidade para inovar. A Capital está consolidada no mapa da inovação com grandes talentos e espalhando esta cultura, cada vez mais, pela cidade”, destacou Ricardo Gomes.

O júri especializado foi formado pela vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Andréia Valim; pelo professor da Universidade de Rio Grande Arthur Gibon; e pelo presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre, José Rodrigo Azambuja. O evento faz parte das comemorações dos 251 anos da cidade.

Coletivo Impulsiona, da Restinga, foi uma das iniciativas destacadas no Prêmio Inovação Porto Alegre 2023 - Foto: Mauro Schaefer


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895