Pró-Sinos dá início à estruturação de concessão na área de resíduos sólidos

Pró-Sinos dá início à estruturação de concessão na área de resíduos sólidos

Conforme o presidente do Consórcio, Leonardo Pascoal, operação é pioneira no Estado

Correio do Povo

Parceria com a Caixa foi firmada nesta quinta-feira, em Sapucaia do Sul

publicidade

O Consórcio Pró-Sinos formalizou uma parceria com a Caixa Econômica Federal, nesta quinta-feira, em Sapucaia do Sul. Com o papel de articulador dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, o consórcio trabalha para estruturar uma concessão de resíduos sólidos que atenderá 14 cidades consorciadas que aderiram à proposta. “É um momento histórico para o Pró-Sinos, que há 15 anos trabalha somando esforços para a qualificação dos serviços de saneamento. Teremos uma solução ambientalmente melhor, socialmente justa e economicamente viável”, destacou o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. O Novo Marco Legal do Saneamento estabelece um conjunto de metas, que incluem a gestão de resíduos sólidos.

Pascoal lembrou que o Pró-Sinos participou de um edital da Caixa concorrendo com propostas de todo o país. Foi classificado e chegou à etapa de assinatura da contratação de serviços técnicos para estruturação de projeto de concessão de gerenciamento de resíduos sólidos de 14 municípios (Araricá, Campo Bom, Capela de Santana, Esteio, Glorinha, Igrejinha, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula e Sapucaia do Sul). “É a primeira operação dessa natureza no Rio Grande do Sul. Estamos firmando um compromisso com o futuro. A estruturação levará cerca de dois anos, teremos a licitação para escolha do prestador habilitado e capacitado para realização dos serviços, a operação no terceiro ano, para um período de 20 ou 30 anos, conforme o que for estabelecido no projeto”, explicou o presidente.

De acordo com o ele, o próximo passo é a criação de um grupo de trabalho envolvendo as equipes dos 14 municípios participantes para avançar na estruturação. “Queremos resolver um grande problema que é a gestão de resíduos sólidos. Temos exemplos em que houve essa estruturação e as perspectivas são muito positivas, tanto pelas características da nossa região e por termos um consórcio que agrupa os municípios em torno dessa pauta específica do meio ambiente”, finalizou.

Além do presidente do Pró-Sinos, equipe do consórcio e representantes da Caixa, participaram do evento realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), em Sapucaia do Sul, os prefeitos de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues; de Araricá, Flávio Luiz Foss; de Campo Bom, Luciano Orsi; de Glorinha, Paulo José Silveira Correa; diretor de Meio Ambiente, William Silva, representando o município de Nova Hartz; e outras autoridades.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895